Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), decidiu em 24 e fevereiro, em Paris, a retirada do Reino de Marrocos do processo de escrutínio reforçado (lista cinza), após avaliar a conformidade do sistema marroquino com as normas internacionais relativas à luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.
A decisão do GAFI foi tomada à luz das conclusões positivas contidas no relatório do GAFI, por ocasião da visita de seus experts ao Marrocos, em janeiro de 2023. Este relatório havia observado, em particular, a total conformidade com as normas internacionais das medidas de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo do Marrocos.
A retirada do Marrocos da lista cinza do GAFI reflete o compromisso do pais nesta área, através da adoção de diversas medidas legislativas, institucionais e de controle, implementadas pelas diversas autoridades e instituições nacionais envolvidas, sob a coordenação da Autoridade Nacional de Inteligência Financeira.
A retirada do Marrocos da lista cinza terá um impacto positivo no rating soberano do país, reforçara a atratividade do Marrocos e a confiança dos investidores estrangeiros na economia nacional.
O Marrocos segue totalmente comprometido no combate contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, de acordo com a evolução das normas internacionais nesta área e para a preservação do sistema financeiro nacional contra crimes financeiros.
* Com informações de Embaixada de Marrocos.