Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em 16 anos, a Grande Mesquita Xeique Zayed recebeu mais de 67 milhões de visitantes, se estabelecendo como um destino global de destaque.
Essa conquista notável é evidente por meio da implementação de várias iniciativas, programas e séries culturais e religiosas, que demonstram o papel fundamental da Mesquita na apresentação de uma imagem positiva do Islã. Além disso, a Mesquita solidificou sua posição como um centro de promoção da tolerância, da coexistência e do rico patrimônio cultural, islâmico, árabe e local. Seu apelo único como atração turística também foi bastante aprimorado.
O Dr. Youssef Al Obaidli, diretor-geral do Centro, enfatizou a posição excepcional da Mesquita em escala global. Essa conquista é atribuída ao apoio e à orientação inabaláveis do xeique Mansour bin Zayed Al Nahyan, vice-presidente, vice-primeiro ministro e ministro da Corte Presidencial. Esse apoio impulsionou o Centro a se tornar uma referência na região, desempenhando um papel significativo na promoção da coexistência, do intercâmbio cultural e da disseminação da paz por meio de iniciativas inovadoras, atividades diversas, programas educacionais e eventos.
Consequentemente, essa grande estrutura se transformou em um lugar de aprendizado e descoberta e um marco nacional e religioso que cativa os turistas com sua arquitetura islâmica inspiradora. E realmente incorpora o legado humanitário do falecido xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan atraindo milhões de pessoas de diversas culturas que buscam entender sua mensagem civilizatória e apreciar a beleza de sua arquitetura islâmica.
Ao comemorar seu 16º aniversário, o Centro lançou várias iniciativas inovadoras, séries visuais e serviços, solidificando ainda mais sua posição como uma plataforma cultural líder. Esses esforços refletem o compromisso com o crescimento contínuo e sua dedicação em proporcionar experiências enriquecedoras para visitantes de todo o mundo.
Mais de 200 episódios gravados de 11 séries culturais que promovem valores nobres na sociedade
O Centro produziu mais de 200 episódios gravados de 11 séries culturais, com o objetivo de promover valores nobres da sociedade. E está trabalhando diligentemente em uma nova série cultural religiosa chamada “Wamda Fiqhiya”. Essa coleção gira em torno de tópicos religiosos e jurisprudenciais, fornecendo às pessoas o conhecimento necessário para navegar em várias práticas diárias.
Além disso, lançou “Kursi Al Jami'”, uma série religiosa e cultural que esclarece tópicos religiosos importantes, como horários de oração, o significado por trás do chamado à oração e a interpretação de versículos selecionados do Alcorão Sagrado.
Essas duas novas séries culturais e religiosas reafirmam o papel da Mesquita como um local de culto e destacam sua responsabilidade para com a sociedade. O conteúdo é apresentado de forma direta, garantindo que seja único e informativo.
Para atingir um público mais amplo, o Centro publicará os episódios dessas duas novas séries em suas mídias sociais e em outras plataformas. E também lançou várias outras séries, incluindo “Gherase Al Qiyam”, “Manuscritos”, “Arquitetura e Artes”, “Calendário Hijri”, “Dhikir da Mesquita”, “Menbar Al Jami'”, “Livros Raros”, “Diert Al-Durur” e “Belos Nomes de Alá”. Essa extensa coleção permitiu que o Centro transmitisse mais de 200 episódios gravados até o momento.
Lançamento da iniciativa de passeios culturais noturnos (Sura) nas proximidades da Mesquita
Em comemoração ao 16º aniversário da inauguração da Mesquita, o Centro tem o prazer de oferecer uma experiência extraordinária – os passeios culturais noturnos “Sura” nas proximidades da Mesquita. Esses passeios estão disponíveis para os visitantes durante toda a noite, permitindo que a Mesquita fique acessível 24 horas por dia. O objetivo é permitir que os visitantes conheçam a Mesquita durante o tempo limitado de espera pelos voos em trânsito. O Centro tornou conveniente a reserva desses passeios e a solicitação de participação por meio de seu site.
A escolha do nome “Sura” reflete o compromisso do Centro com a revitalização do patrimônio cultural árabe e islâmico, abraçando a riqueza da língua árabe e seus significados profundos. “Sura” significa uma jornada noturna, capturando perfeitamente a essência dos passeios noturnos nas proximidades da Mesquita.
Os participantes desses passeios terão o privilégio de descobrir novas facetas da Mesquita que antes não eram vistas, como a manutenção periódica e o excepcional trabalho de limpeza. Além disso, poderão mergulhar na atmosfera serena que envolve a local durante a noite.
Uma adição qualitativa e enriquecedora ao cenário turístico do Emirado de Abu Dhabi
O Centro da Grande Mesquita Xeique Zayed fez uma contribuição significativa e enriquecedora para o setor de turismo em Abu Dhabi. Como parte desse esforço, o Centro revelou o mural Bari Al Jami’, que serve como um testemunho de seu papel no aprimoramento do movimento turístico em Abu Dhabi. Esse mural reflete o reconhecimento global da Mesquita como um destino turístico de destaque.
O nome do mural, Bari Al Jami’, é inspirado na identidade dos Emirados e em seu significado local. Ele se refere às torres historicamente construídas nas entradas das cidades, servindo como seus portões. Uma dessas torres, Burj Al Muqtaa, pode ser encontrada nos arredores da cidade de Abu Dhabi. O mural também simboliza o papel dessas torres na supervisão de várias partes da cidade devido à sua altura impressionante.
O mural representa visualmente as características distintas de Abu Dhabi, incluindo seu rico patrimônio cultural e atrações turísticas populares. E também fornece informações essenciais sobre os principais locais que os visitantes podem explorar durante sua estada no Emirado. O mural tem o objetivo de facilitar a exploração dos principais pontos de referência da cidade pelos visitantes, incluindo fotografias e direções a partir da Mesquita.
Além disso, incorpora estatísticas em tempo real que são continuamente atualizadas e exibidas à medida que os visitantes entram. Essas estatísticas mostram o número total de visitantes da Mesquita desde sua abertura e o número de visitantes de diferentes continentes. Além disso, o mural destaca os dez principais países de cada continente que visitaram a Mesquita, acompanhados de fotografias de visitas notáveis desses países.
Ampla atenção da mídia global
O 16º aniversário da inauguração da Mesquita atrai a atenção e a comemoração da mídia global. Para mostrar o imenso interesse que recebeu dos meios de comunicação em todo o mundo, o Centro lançou um videoclipe em suas várias plataformas de mídia social.
Sua reputação transformou a Mesquita em uma importante plataforma cultural e uma maravilha arquitetônica, atraindo a atenção da mídia local e internacional. Desde sua inauguração, a mesquita recebeu mais de 1.100 solicitações de cobertura da mídia.
Entidades locais proeminentes, como a Abu Dhabi TV, Dubai Channel, Sama Dubai, Majid Channel, Al Ittihad Newspaper, Al Khaleej Newspaper, Al Bayan Newspaper, Fursan El Emirate Network, Abu Dhabi News Network, 24 News Website, The National Newspaper, Gulf News e Gulf Times reconheceram a importância da Mesquita e a destacaram em sua cobertura.
Além disso, veículos de mídia internacionais de renome, como CNN, ABC, CNBC, Russia Today, Belgian National Television, German Television, Australian Channel Seven, Egyptian Television, Oxford University, canais brasileiros, Reuters, Agence France-Presse, Al Youm Al Sabaa Egyptian Newspaper e Al Nahar Lebanese Newspaper também procuraram transmitir a mensagem e a visão da Grande Mesquita, com o objetivo de disseminar valores humanos nobres.
Um destino para milhões de visitantes de diferentes culturas
Desde sua criação, o Centro estabeleceu firmemente o status da Mesquita como um destino turístico global verdadeiramente único, atraindo mais de 67,3 milhões de visitantes de diversas culturas em todo o mundo. Esses visitantes se aglomeraram em suas instalações, atraídos pelos princípios de tolerância e coexistência que resumem a visão do país e demonstram sua posição como um dos principais pontos turísticos do Estado e dos Emirados.
Notavelmente, esse estimado grupo inclui vários chefes de estado e delegações de alto nível de todo o mundo, que foram tratados com experiências excepcionais que exemplificam a liderança da Mesquita e estabelecem uma referência para a região.
Esse reconhecimento é ainda mais reforçado pelo conceituado site de viagens e turismo TripAdvisor, que classificou a Mesquita como a principal atração turística do Oriente Médio, a quarta no mundo entre as 25 principais atrações turísticas e a nona no mundo entre os 25 principais marcos que oferecem passeios culturais e históricos em sua avaliação para o ano de 2022.
Programas e iniciativas
O Centro da Grande Mesquita Sheikh Zayed empreendeu inúmeras iniciativas, visando diversos segmentos da sociedade e envolvendo os jovens por meios inovadores. Além disso, o Centro contribui ativamente para a educação moral dos jovens e das futuras gerações.
Desde sua criação, a Mesquita se diferenciou de outros locais de culto em todo o mundo. Sua importância vai além das práticas religiosas, abrangendo uma dimensão cultural e intelectual. Isso fica evidente em sua vasta gama de programas, atividades e iniciativas, que mostram o patrimônio cultural islâmico, árabe e local. O Centro implementou com sucesso vários projetos que aprimoram seu papel cultural e intelectual, incluindo o Projeto do Calendário Hijri e o Prêmio de Fotografia Spaces of Light. Além disso, foi curador de várias exposições, como Al-Andalus: História e Civilização, Hajj: Uma Viagem na Memória e Moedas Islâmicas: História Revelada.
Ao longo de seus 16 anos de existência, o Centro celebrou os tesouros da arquitetura e das artes islâmicas, enriquecendo sua biblioteca com 21 publicações distintas que se aprofundam na cultura e nas artes islâmicas. Entre os títulos notáveis estão Spaces of Light, Houses of God e Islamic Garden Art. Além disso, o Centro publicou catálogos especializados para exposições anteriores que organizou.
Uma incubadora para a tolerância
Nos últimos anos, a Mesquita se estabeleceu como um santuário para os valores humanos estimados de tolerância e coexistência. Isso foi alcançado por meio da organização de programas excepcionais que promovem conexões e diálogos significativos.
Um dos eventos mais notáveis foi o encontro histórico entre o grande imã Dr. Ahmed Al-Tayeb, xeique de Al-Azhar, e o papa Francisco, o reverenciado líder da Igreja Católica. Esse importante encontro ocorreu durante a Reunião da Fraternidade Humana e exemplificou o compromisso da Mesquita em promover a harmonia entre diversas comunidades.
Além disso, a Mesquita sediou uma sessão de diálogo com a presença do rei Charles e de estudiosos e figuras religiosas reverenciadas de várias crenças que coexistem pacificamente nos Emirados Árabes Unidos.
A Mesquita não apenas deixou sua marca localmente, mas também participou ativamente do cenário global. E desempenhou um papel significativo na primeira reunião ministerial em Washington, cujo objetivo era promover a liberdade religiosa. Além disso, o envolvimento da Mesquita no sexto Congresso de Líderes de Religiões Tradicionais e Mundiais, em Astana, solidificou ainda mais seu compromisso com a cooperação e o entendimento globais.
No âmbito digital, ela participou de uma discussão religiosa global virtual organizada pela embaixada dos Emirados Árabes Unidos nos Estados Unidos e do quarto fórum de tolerância virtual organizado pela Casa Xeique Zayed para a Cultura Islâmica.
Para expandir seu alcance e promover conexões com pessoas de todo o mundo, a Mesquita exibiu seus modelos e publicações em todo o mundo, com o objetivo de preencher lacunas culturais e elevar a reputação global dos Emirados Árabes Unidos.