O maestro Yalchin Adigozalov tornou-se a primeira figura cultural do Azerbaijão a receber um título de cidadão honorário do Rio de Janeiro, informa o site Azernews.
Conhecido como “Artista do Povo”, Adigozalov é professor da Academia de Música de Baku e do Conservatório Estadual do Azerbaijão, Ele foi premiado novembro por sua significativa contribuição à cooperação cultural entre o Azerbaijão e o Brasil.
Na cerimônia de entrega do diploma honorário na capital Baku, o embaixador brasileiro Manuel Adalberto Carlos Montenegro Lopes da Cruz destacou a importância do evento no desenvolvimento cultural entre os dois países.
O chefe da missão diplomática falou sobre a colaboração do maestro com a Orquestra Sinfônica Brasileira. “Desde 2015, Yalchin Adigozalov se apresenta regularmente no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes e no lendário Theatro Municipal, apresentando peças de compositores azeris no Brasil e clássicos brasileiros no Azerbaijão. Páginas brilhantes desta cooperação foram consubstanciadas nos Festivais de Música do Azerbaijão no Rio de Janeiro em 2017 e 2019”, disse o embaixador.
O maestro expressou sua profunda gratidão pela homenagem, destacando o grande papel da embaixada do Azerbaijão no Brasil no desenvolvimento de projetos interculturais e recebendo o prêmio.
“Agora temos que nos esforçar para que a Orquestra Sinfônica Brasileira faça uma turnê pelo nosso país e se apresente nas cidades do Azerbaijão. Será inesquecível!”, disse.
Série Mundo
Em 2022, na Série Mundo – Azerbaijão, a Orquestra Sinfônica Brasileira apresentou na Cidade das Artes uma seleção de obras de dois dos grandes compositores do país: Fikret Amirov (1922 – 1984) e Vasif Adigezalov (1935 – 2006). A regência foi do maestro Yalchin Adigezalov e o pianista Cristian Budu foi o solista convidado do concerto.
Deixe seu comentário