O Ministro das Relações Exteriores do Brasil enviará o Embaixador Flávio Helmond Macieira à Venezuela esta semana como Encarregado de Negócios ad interim.
Ex-embaixador na Noruega, Nicarágua e Panamá, Maciera será responsável pela reabertura da embaixada e do consulado-geral, além da residência do embaixador em Caracas.
A equipe comanda por ele terá que contratar pessoal local para reativação dos serviços. A data de reabertura depende da situação que for encontrada pela missão. A intenção é reabrir o posto diplomático assim que possível.
As relações entre os dois países estavam interrompidas desde 2019, por determinações do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Após assumir como chanceler, Vieira afirmou a importância de restabelecer a celeridade da representação diplomática. “Não há razão para não ter um embaixador na Venezuela. Não dá para virar porque o governo deste país não está na mesma direção que o seu, principalmente os vizinhos, a fronteira de 2.000 quilômetros na Amazônia, os brasileiros, os número de garimpeiros. Não sabemos quantos são. Se formos convidados, sempre estaremos dispostos a participar do mecanismo de negociação com a oposição, criado com mediação do México, da Noruega”.
Deixe seu comentário