Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou ao telefone, na tarde de quinta-feira, 22 de agosto, com o ex-presidente dos EUA Bill Clinton. Lula conversou acompanhado do assessor especial Celso Amorim e da secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.
Durante a conversa, de cerca de 35 minutos, o ex-presidente Clinton convidou o presidente Lula para participar de evento organizado pela Fundação Clinton sobre Mudança do Clima (23 e 24 de setembro), à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Clinton fez referência aos avanços conseguidos pelo Brasil no combate ao desmatamento e em prol da transição energética.
O presidente Lula reiterou o compromisso do governo com a transição energética e com a proteção das florestas, afirmando que pretende apresentar resultados ambiciosos para as COP 29, em Baku (Azerbaijão), e COP 30, em Belém.
Lula também parabenizou o ex-presidente pelo discurso de ontem na convenção do Partido Democrata, destacando a importância do fortalecimento da democracia frente a ascensão do extremismo no mundo.
Além disso, o Presidente brasileiro também conversou com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Dick Schoof, que assumiu o cargo recentemente, no início de julho. Lula parabenizou e desejou sucesso a Schoof em sua gestão e os dois conversaram sobre a importância das relações bilaterais entre Brasil e os Países Baixos, que são o maior mercado para as exportações brasileiras na Europa e o quarto maior no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Argentina.
O presidente aproveitou para convidar o primeiro-ministro dos Países Baixos para aderir à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será lançada pelo Brasil em novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Lula e Dick Schoof também conversaram sobre a situação na Venezuela, já que os Países Baixos, assim como o Brasil, foram testemunhas da assinatura dos Acordos de Barbados.
Lula fez questão de enviar saudações ao ex-primeiro-ministro, Mark Rutte, que foi recebido pelo líder brasileiro em Brasília em maio de 2023. Em resposta, Lula ouviu de Dick Schoof que o ex-primeiro-ministro lhe passou excelentes impressões da viagem que fez ao Brasil.
Fonte: Planalto.