Getting your Trinity Audio player ready...
|
Líderes de 44 países, membros e não membros da União Europeia, participam da primeira reunião da Comunidade Política Europeia (EPC, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (6) em Praga, na República Tcheca.
Iniciativa do presidente francês, Emmanuel Macron, a EPC será o novo fórum de intercâmbio sobre assuntos de interesse comum europeu. Os 44 chefes de Estado e de governo representaram os países do continente, exceptuando a Rússia e a Bielorrússia.
A proposta da realização desta cúpula é que os países que ainda não fazem parte da União Europeia, possam debater com os países membros, no mínimo, uma vez por ano. O Presidente francês declarou que a EPC é “uma mensagem de unidade da nossa Europa”. Para Macron, este tipo de encontros não é uma alternativa ao processo de adesão à UE, mas, sim, um “complemento”.
Durante a cúpula, a paz e a segurança estão no centro das discussões, e sobretudo a questão da energia, com o conflito Russo-ucraniano a merecer especial atenção. Volodymyr Zelensky está presente por videoconferência e também participa nas discussões.
Á margem do encontro oficial, decorrem reuniões bilaterais muito aguardadas por países como a Armênia, o Azerbaijão ou ainda a Turquia, que estão envolvidos num conflito há décadas em torno do Nagorno-Karabach, uma região do Azerbaijão, cuja maioria da população é de origem armênia.
* Com informações das agências.