Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Presidente da França, Emmanuel Macron falou, por videoconferência com Rishi Sunak, Primeiro Ministro do Reino Unido nesta semana.
Neste dia que assinalou o 120º aniversário da Entente Cordiale, os dois líderes saudaram as excelentes relações entre os nossos dois países e fizeram questão de agradecer à Garde Républicaine e aos Guardas Granadeiros da Divisão Doméstica Britânica, que participaram na mudança conjunta dos exercícios de guarda no Palácio do Eliseu e no Palácio de Buckingham.
Durante a conversa, discutiram sobre medidas nas áreas da segurança, da luta contra a imigração ilegal e da pesca que foram tomadas na cimeira franco-britânica no Palácio do Eliseu, em 10 de março de 2023. Na sequência da conferência de apoio à Ucrânia, de 26 de fevereiro de 2024, concordaram também em prosseguir a coordenação para reforçar o apoio militar à Ucrânia e reiteraram o seu compromisso com a independência, a soberania e a segurança da Moldávia.
Além disso, os Chefes de Estado falaram da intolerável situação humanitária em Gaza e recordaram os seus esforços activos para trabalhar por um cessar-fogo duradouro e pelo regresso da paz e da estabilidade ao Médio Oriente.
O Presidente francês agradeceu ao Primeiro-Ministro a organização da cimeira da Comunidade Política Europeia, que se realizará no Reino Unido em 18 de julho de 2024. Os dois dirigentes sublinharam a importância desta reunião, que colocará o apoio à Ucrânia no centro das discussões entre os chefes. do Estado e do governo presentes.
Por último, dialogaram a respeito dos preparativos para a próxima Conferência Global Insight sobre Inteligência Artificial (IA) a fim de dar continuidade ao trabalho realizado em Novembro de 2023 na Cimeira AI [Segurança] organizada pelo Reino Unido.
Fonte: Embaixada da França no Reino Unido.
Foto: EPA