O presidente americano, Joe Biden, realizou uma videochamada com o presidente Vladmir Putin, da Rússia, nesta terça-feira (7). O objetivo foi discutir uma série de questões no relacionamento bilateral, incluindo preocupações sobre as atividades militares russas na fronteira com a Ucrânia, questões regionais e cibernéticas.
“O presidente Biden reiterou seu apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia e pediu a redução da escalada e um retorno à diplomacia”, afirma um comunicado da Casa Branca divulgado pelas gências de notícias.
Integridade territorial
Na sequência, os líderes de Reino Unido, França, Alemanha e Itália expressaram seu apoio à “integridade territorial” da Ucrânia, destacou a Casa Branca após a videoconferência entre Biden e Putin.
“O presidente Biden antecipou aos líderes sua conversa com o presidente Putin, na qual discutiu as sérias consequências de uma ação militar russa na Ucrânia e a necessidade de reduzir a escalada e voltar à diplomacia”, informou a Casa Branca em um comunicado.
“Os líderes sublinharam seu apoio à soberania da Ucrânia e sua integridade territorial, assim como a necessidade de que a Rússia reduza as tensões e se envolva na diplomacia”.