Getting your Trinity Audio player ready...
|
O embaixador da Líbia no Brasil, Osama Sawan tem 44 anos de idade e é doutor em Direito Internacional. Vive em Brasília há pouco mais de três anos. Possui larga experiência em política e na área de juventude.
Em entrevista exclusiva ao Diplomacia Business, Sawan fala sobre esse país na região do Magrebe, no Norte da África, banhado pelo mar Mediterrâneo, fronteiriço ao Egito, Sudão, Chade, Níger, Argélia e Tunísia. Entre outros assuntos, o diplomata comenta sobre os refugiados. “A Líbia é ponte de travessia e não ponto de partida, assim como os países do norte da África. A Líbia solicitou várias vezes ao mundo ajuda nesta questão”, explicou. Veja a entrevista:
Diplomacia Business – A Líbia comemora sua data nacional no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. São duas festas em dias seguidos? Na data nacional, como serão as comemorações, dentro e fora do país?
Embaixador da Líbia no Brasil, Osama Sawan – Sim, a Líbia festeja a Data da Independência no dia 24 de dezembro, o que coincide aproximadamente com as festas de Natal comemoradas por nossos irmãos cristãos em todo o mundo. Compartilhamos com eles a parabenização e a alegria.
O sr. poderia descrever como são as festividades de Natal e Ano Novo na Líbia?
Osama Sawan – A Líbia recebe sempre o Ano Novo com os mais sinceros desejos de que o novo ano seja melhor do que o anterior, e que a benevolência abranja o mundo, mas na Líbia não há comemorações de Natal. Todos os seus habitantes são muçulmanos, contudo, trocamos de forma recíproca as felicitações por este dia com nossos irmãos cristãos e amigos em todo o mundo.
Ainda no dia 24 de dezembro, haverá eleições presidenciais na Líbia. O que se espera dessas eleições?
Osama Sawan – Sim, o dia 24 de dezembro será especial também este ano, devido à realização das primeiras eleições presidenciais na Líbia, e os Líbios esperam este acontecimento com muita cautela, com medo de qualquer contratempo, inclusive após os acúmulos (fatos ocorridos) políticos e militares e os grandes desafios durante 10 anos.
As eleições para o parlamento líbio serão realizadas em janeiro de 2022. Quantos parlamentares serão eleitos e por quanto tempo?
Osama Sawan – As eleições parlamentares servirão para eleger uma nova Câmara de Deputados com aproximadamente 200 deputados, divididos em 13 distritos eleitorais.
Como estão as relações comerciais entre o Brasil e a Líbia?
Osama Sawan – A situação das relações comerciais entre o Brasil e a Líbia, conforme a balança comercial, é considerada abaixo do nível desejado, inclusive após os fatos ocorridos na Líbia nos últimos anos, mas essa situação está melhorando, se Deus quiser.
Quantos líbios vivem no Brasil e a que ramos de negócios se dedicam?
Osama Sawan – O número de líbios que vivem no Brasil é pequeno e não ultrapassa dezenas. Eles estão espalhados em vários estados e a maioria trabalha no ramo do comércio.
A Líbia está separada da Itália pelo mar Mediterrâneo, o que geograficamente estimula a vinda de migrantes para a região. Como o atual governo líbio tem lidado com essa questão?
Osama Sawan – A Líbia foi deixada só após a queda do Regime de Al Kaddafi em 2011 d.C. e – com possibilidades simples – enfrenta a imigração para a Europa, sabendo que a Líbia é ponte de travessia e não ponto de partida, assim como os países do norte da África. E devido, somente, ao colapso de várias instituições do Estado, a concentração sobre o assunto da imigração ficou grande. A Líbia solicitou várias vezes ao mundo ajuda nesta questão.