O piloto britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu, nesta segunda-feira (7), o título de cidadão honorário brasileiro em uma cerimônia aberta ao público no Congresso Nacional. Esta é a primeira vez na história do Brasil que este título é concedido.
A homenagem foi motivada pela estreita relação que o piloto mantém com o Brasil. No ano passado, após vencer o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, ele repetiu o gesto que seu ídolo, Ayrton Senna, havia feito exatamente 30 anos antes, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira do Brasil. Ele havia disputado a corrida com um capacete especial com as cores da bandeira brasileira, em homenagem a Senna, sua maior inspiração.
Antes da cerimônia no Congresso, Lewis disse: “Estou incrivelmente honrado por receber o título de cidadão honorário do Brasil hoje. Ao longo da vida, o Brasil ocupou um lugar especial no meu coração. Seja assistindo a Ayrton Senna quando criança ou vencendo corridas em Interlagos, sempre senti que o país era minha segunda casa. Quando penso nas ruas de Salvador e na preciosa floresta amazônica, fico muito animado para passar mais tempo aqui e conhecer ainda melhor as pessoas e lugares incríveis deste belo país”.
O título de cidadão honorário foi concedido pela Câmara a pedido do deputado federal André Figueiredo. O relator da resolução foi o deputado Jonathan de Jesus. “Lewis Hamilton representa o que a humanidade mais precisa: unir as pessoas por meio do esporte, da proteção ambiental e da igualdade racial. Como parlamentar brasileiro e autor desta resolução, vejo Hamilton como um grande defensor de um mundo de paz e justiça”, disse Figueiredo.
Para a Embaixadora Interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, que acompanhou de perto a tramitação do projeto no Congresso, esta é uma homenagem merecida. “A concessão do título de cidadão brasileiro a Sir Lewis Hamilton nos deixa muito felizes. Ele ama o Brasil e os brasileiros o admiram, não apenas como um atleta de sucesso, mas como uma pessoa que defende causas importantes e que usa sua posição para lutar por um mundo melhor e mais inclusivo.”
No dia 13 de novembro, 50º aniversário do primeiro Grande Prêmio do Brasil, Lewis vai correr em Interlagos, prova que já venceu três vezes e onde se tornou campeão mundial pela primeira vez, em 2008. Um dos maiores nomes da Fórmula 1 de todos os tempos, Hamilton está empatado com Michael Schumacher no recorde de títulos mundiais: sete. O britânico detém vários outros recordes, incluindo o de número de vitórias e de pole positions.
Veja como foi
* Com informações de Embaixada do Reino Unido e Câmara dos Deputados.
Deixe seu comentário