Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Cúpula inaugural dos Think Tanks da ASEAN (ATTS) foi realizada nesta semana em Jacarta, marcando um momento crucial nos esforços da região para enfrentar os desafios geopolíticos e econômicos emergentes. Organizado pelo Instituto de Assuntos Internacionais de Cingapura (SIIA) em nome dos Institutos de Estudos Estratégicos e Internacionais da ASEAN (ASEAN-ISIS) — uma entidade credenciada pela ASEAN listada no Anexo II da Carta da ASEAN — e apoiado pelo Secretariado da ASEAN, com assistência financeira do Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha e implementado pela GIZ, o ATTS reuniu líderes de pensamento e representantes-chave de think tanks e parceiros de diálogo focados na ASEAN para promover uma agenda voltada para o futuro da região.
O ATTS representa uma iniciativa inovadora da SIIA, com o objetivo de revigorar o Track II Dialogue. Ele busca sinergizar esforços em toda a região, fornecendo uma plataforma para contribuir com ideias estratégicas que abordem as prioridades mais urgentes da ASEAN. Essas discussões são especialmente oportunas, pois precedem as próximas 43ª e 44ª Cúpulas da ASEAN em outubro de 2024, onde as recomendações geradas aqui serão submetidas como um memorando de política aos líderes da ASEAN para consideração.
O Presidente do SIIA, Professor Associado Simon Tay , disse: “O ATTS é um esforço ambicioso para traçar um curso para o futuro da ASEAN. Como um think tank, o SIIA visa reunir perspectivas diversas e apresentar ideias acionáveis que reforcem a centralidade e a conectividade da ASEAN e contribuam para o desenvolvimento da região.”
“Ao trabalhar em estreita colaboração com os governos da ASEAN e o Secretariado, pretendemos garantir que a ASEAN continue sendo um player resiliente e dinâmico no cenário global. Isso envolve um foco renovado em integração mais profunda, conectividade aprimorada e colaboração proativa, todos elementos-chave da tão necessária Reinicialização da ASEAN”, acrescentou o Prof. Tay.
O Secretário-Geral da ASEAN, Dr. Kao Kim Hourn , disse em seu discurso de abertura: ”Estou muito otimista de que as discussões e interações neste Fórum inaugural levarão a soluções inovadoras, parcerias aprimoradas e cooperação fortalecida entre todos os think tanks, especialmente aqueles sediados na região da ASEAN.”
”Imagino que este ATTS seja um catalisador e uma ponte para reunir grupos de reflexão da ASEAN e Parceiros de Diálogo e trabalhar em estreita colaboração com autoridades dos Estados-membros da ASEAN para uma formulação de políticas colaborativa e inclusiva, o que é significativo para a construção da resiliência da ASEAN e construtivo para concretizar a visão pós-2025 para a Comunidade da ASEAN e a agenda de integração”, acrescentou.
No centro do ATTS estão cinco áreas de foco principais identificadas como críticas para o progresso da ASEAN com foco na conectividade e centralidade:
Melhorando a conectividade digital: construindo uma ASEAN digital competitiva que possa prosperar na economia global.
Fortalecimento da conectividade energética: promovendo a cooperação em metas climáticas para fomentar uma comunidade climática sustentável na ASEAN.
Construindo conectividade institucional e política: criando uma ASEAN resiliente, capaz de enfrentar desafios.
Manter a centralidade da ASEAN: promover a unidade e gerenciar proativamente as tensões regionais para manter a ASEAN central nos assuntos globais.
Operacionalizando a Perspectiva da ASEAN sobre o Indo-Pacífico (AOIP): Aproveitando sinergias entre a AOIP e as estratégias do Indo-Pacífico das principais potências para reconstruir a confiança estratégica e melhorar a cooperação.
Para promover uma discussão mais inclusiva, o ATTS estendeu convites além dos think tanks da ASEAN para incluir os Parceiros de Diálogo da ASEAN. Essa participação mais ampla reflete um compromisso em promover perspectivas diversas, garantindo que o futuro da ASEAN seja moldado por um diálogo abrangente e inclusivo. A cúpula contou com a presença de quase 100 participantes dos Estados-Membros da ASEAN e dos parceiros externos, destacando o amplo engajamento regional e internacional na promoção e facilitação da diplomacia e dos diálogos do Track II.
Espera-se que o sucesso desta cúpula inaugural abra caminho para diálogos contínuos e expandidos nos próximos anos, reforçando a capacidade da ASEAN de abordar desafios globais. Em meio a expectativas globais elevadas e ceticismo crescente, a ASEAN deve intensificar seus esforços para fortalecer sua conectividade e papel central em assuntos regionais e diplomacia.
Fonte: ASEAN.