Os presidentes dos Estados Unidos e da China farão uma cúpula “antes do fim do ano”, anunciou um alto funcionário da Casa Branca nesta quarta-feira, 6.
Existe um “princípio de acordo” para um encontro “virtual bilateral” entre Joe Biden e Xi Jiping, anunciou a imprensa americana. “O presidente disse que seria agradável ver Xi, o que não tem feito há alguns anos”, afirma o funcionário, que não teve a identidade revelada. “Esperamos que tenham a possibilidade de se ver, embora seja apenas de forma virtual”.
O anúncio veio a público após a reunião entre o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, e o diplomata chinês Yang Jiechi, em Zurique, na Suíça. As conversas visam melhorar a comunicação em meio à crescente rivalidade entre os dois países.
Um dos temas a serem abordados deve ser as “barreiras de segurança” defendidas por Biden, em especial por causa da postura agressiva da China em relação a Taiwan. Nesse mesmo sentido, os Estados Unidos recentemente venderam submarinos nucleares para a Austrália, visto como uma ação militar em oposição ao governo chinês. O presidente americano tembám reuniu-se com os líderes de Austrália, Japão e Índia, em meio a “preocupações” com a movimentação militar chinesa no Indo-Pacífico.
Nesta segunda-feira, a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, afirmou que em breve tratará com seu contraparte chinês das disputas comerciais entre os dois países.
Biden conhece Xi desde quando foi vice-presidente de Obama, mas essa será a promeira reunião após sua posse como líder dos EUA. Ele já manteve duas conversas por telefone com o líder chinês este ano.
Deixe seu comentário