Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Agência de Cooperação do Japão (JICA) doará barracas, abrigos, fogões, geladeiras e outros bens para as pessoas atingidas pelas fortes chuvas nas regiões Sul, Sudoeste e Extremo Sul da Bahia.
A oferta de ajuda foi comunicada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Cidadania, João Roma pelas redes sociais.
“Temos ajudas vindas do Japão com abrigos, barracas, para as pessoas que precisam, que perderam tudo, que perderam seus colchões, fogão, geladeira e que estão fora de suas casas”, explicou Roma.
Temos ajudas vindas do Japão com abrigos, barracas, para as pessoas que precisam, que perderam tudo, que perderam seus colchões, fogão, geladeira e que estão fora de suas casas.
— João Roma (@joaoromaneto) December 30, 2021
Bolsonaro explicou em uma publicação que rejeitou por hora o auxílio oferecido pela Argentinas, mas que o aceite dos donativos do Japão aconteceu ontem, através do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty. Conforme o presidente, os itens “chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão adquiridos no mercado brasileiro”.
A Defesa Civil da Bahia estima que mais de 643.000 pessoas foram afetadas pelas enchentes. Nas 151 cidades do estado atingidas pela calamidade, há 37.035 desabrigados, 54.771 desalojados, 517 feridos e pelo menos 25 mortos.
Ontem, o Itamaraty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão (JICA): são barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão adquiridos no mercado brasileiro.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 30, 2021