O Secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães, recebeu nesta sexta (3), a nova coordenadora residente das Nações Unidas, Silvia Rucks. Ela é a responsável pela supervisão de todas as agências e programas da ONU no Brasil.
Na pauta, a importância das reformas de modernização da estrutura das Nações Unidas. Magalhães enfatizou que para o Brasil é fundamental fortalecer a autoridade da Assembleia Geral da ONU, órgão de representação igualitária, inclusiva e democrática de todos os Estados membros. Também saudou a mobilização das agências da ONU, que têm apoiado medidas governamentais para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e respondido às demandas de instituições nacionais por cooperação técnica e humanitária.
A uruguaia Silvia Rucks assumiu suas funções em maio, depois de cinco anos em posto equivalente no Chile, onde também serviu como representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na primeira metade do mandato. Anteriormente, foi representante do PNUD no México, coordenadora residente na Nicarágua, diretora de país do PNUD na Colômbia e vice-representante no Peru e na Argentina.