Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na noite de terça-feira (25), a Embaixada da República Islâmica do Irã realizou, no Clube da Aeronáutica em Brasília, o evento de Celebração do Dia das Forças Armadas iranianas e dos 120 anos de relações bilaterais com o Brasil.
Em seu discurso, o embaixador do Irã no Brasil, Hossein Gharibi, disse aos convidados que as forças armadas iranianas são a chave para a integridade territorial e independência política iraniana, e que “uma nação soberana só pode garantir sua segurança com exército bem equipado e treinado profissionalmente, com experiência suficiente e alta moral, pronta para agir rapidamente”.
Segundo Gharibi, “um exército forte é o principal pilar de uma paz duradoura. Isto é particularmente verdadeiro no nosso caso; dada a história contemporânea do Irã nos últimos 200 anos”. Completou reforçando que cada país tem sua própria e única experiência e, portanto, as forças armadas nacionais têm enormes potenciais para cooperar com o objetivo de fortalecer a paz e a segurança internacionais.
No âmbito das relações com o Brasil, o embaixador iraniano destacou que “durante esta longa história de 120 anos, o Brasil e o Irã sempre mantiveram relações amigáveis e cooperação econômica mutuamente benéfica com base nos amplos potenciais de que ambos desfrutam”.
Em 2022 a estimativa comercial entre os dois países atingiu mais de US $6,5 bilhões, como o maior recorde nos últimos anos, e Hussein Gharibi acredita que esse valor pode ir mais além em 2023.
Em sua fala, Mahdi Moghaddam, Adido Militar da Embaixada, contou que “as Forças Armadas da República Islâmica do Irã sempre foram a força da paz e da amizade. A autoconfiança, a autossuficiência, a abordagem baseada em inovação e tecnologia no fornecimento militar são conceitos-chave para esse fim”.
Contou que o setor de defesa iraniano está produzindo internamente as necessidades vitais das forças armadas, estando prontos para interagir com os países amigos com o objetivo de compartilhar experiências e conhecimentos.
Finalizou dizendo que “a cooperação militar do Irã com a República Federativa do Brasil tem uma longa história e ambas as partes sempre desfrutaram dessa cooperação, existindo diversas áreas de engajamento para ajudar a utilizar nossos potenciais para mais segurança e paz”.
Por sua vez, o embaixador Sidney Leon Romeiro, diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), pontuou que desde o estabelecimento das relações diplomáticas, Brasil e Irã desfrutam de relações fraternas e amistosas.
“Ao longo desses 120 anos, temos desfrutado de uma sólida cooperação cultural, política e econômica, comemorando a assinatura de diversos acordos bilaterais, incluindo finanças, comércio, saúde e outros”, continuou Romeiro, que também ressaltou o enorme potencial em campos variados para fortalecer as relações entre as duas nações.
Para encerrar, o Chefe do Departamento de Oriente Médio, elogiou o país amigo, ao dizer que embaixadores que já estiveram no Irã em missão diplomática relatam com emoção o entuasimo e carinho do povo iraniano.
O general das Forças Armadas brasileira, Gustavo Henrique Dutra, um dos convidados de honra, enfatizou na ocasião a importância cooperação entre os dois países na área da Defesa. “Ao longo desses 120 anos, a defesa se tornou um pilar fundamental nas relações entre nossos países”.
Durante a solenidade, ambos os Hinos Nacionais da República Islâmica do Irã e da República Federativa do Brasil foram reproduzidos. Ao final dos discursos, o embaixador e adido militar do Irã, o diretor do Departamento de Oriente Médio do MRE e o general das Forças Armadas Brasileira se juntaram cortar o bolo, em um ato simbólico que representa a próspera e frutífera relação entre as duas nações.