Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada da Guiné-Bissau no Brasil, recebeu, pela segunda vez, o Professor Joao Bosco Monte, Presidente do Instituto Brasil Africa – Ibraf – que tem desenvolvido um excelente trabalho na promoção de desenvolvimento social económico e sustentável entre o Brasil e o Continente africano.
Durante a visita o Professor João Bosco Monte, transmitiu que a Guiné- Bissau será o segundo pais do continente ( depois de Angola) a beneficiar da iniciativa Youth Technical Training Program (YTTP) lançado oficialmente em 2024 na Cimeira da União Africana, que pretende capacitar mil jovens africanos até o final de 2025.
O programa do Ibraf que promove a capacitação tecnica de jovens africanos, no caso concreto da Guiné-Bissau aposta será no setor da produção de caju – um produto estratégico para inserção do país de língua portuguesa no mercado internacional.
Nesta conformidade, o Professor manifestou a vontade de se deslocar ao nosso país, no sentido de concretizar ainda no primeiro semestre do ano em curso a concretização do referido programa cujos destinatários serão jovens guineenses selecionados no total de 50 para serem treinados no Estado do Ceará – Brasil – no setor da industria cajueira.

Em gesto de gratidão, e em honra ao Eng. Agronomo Amilcar Lopes Cabral Pai fundador da nacionalidade guineense, e no ano em se celebra o centenário do seu nascimento, o Embaixador da Guiné-Bissau no Brasil, M’bala Fernandes, peesentou o Professor Bosco Monte com a “Banda de Pano de Pente – Amilcar Cabral” e um livro do Professor Altair S. Maia, contemporâneo de Ceará, sobre “As Relações Econômicas Internacionais da Guiné- Bissau”.
Fonte: Embaixada da Guiné-Bissau.