Com o objetivo de transmitir um conhecimento amplo e cronologicamente estruturado acerca do que significou, dos tempos pré-históricos aos nossos dias, a realidade geográfica, política e cultural que é Angola, a UCCLA vai acolher, de janeiro a julho, a 6.ª edição do Curso Livre da História de Angola ministrado e coordenado pelo Professor Doutor Alberto Oliveira Pinto.
Trata-se de uma iniciativa conjunta entre a UCCLA e a Mercado de Letras Editores. As aulas ocorrem uma vez por semana, às terças-feiras, às 18 horas, e podem ser acompanhadas online.
O curso é ministrado e coordenado pelo Professor Doutor Alberto Oliveira Pinto, com a colaboração de convidados de reconhecida competência acadêmica e profissional.
As inscrições para a 6.ª edição do Curso Livre História de Angola estão abertas. Os interessados devem preencher o seguinte formulário: https://goo.gl/forms/
Em caso de dúvida, envie um e-mail para cursohistoriaangola@gmail.com
Sobre o Professor Doutor Alberto Oliveira Pinto:
Alberto Manuel Duarte de Oliveira Pinto nasceu em Luanda, Angola, a 8 de janeiro de 1962. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, em 1986. É Doutor (2010) e Mestre (2004) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde colaborou como docente no Departamento de História. Lecionou igualmente noutras universidades portuguesas. Presentemente é Investigador do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do CEsA – Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão. Como ficcionista publicou diversos romances e é autor de múltiplos livros de ensaio sobre a história de Angola, com destaque para História de Angola. Da Pré-história ao Início do Século XXI (2016), primeira experiência no género em 40 anos de Independência de Angola. Em 2016, foi presidente do Júri do Prémio Internacional em Investigação Histórica Agostinho Neto da Fundação António Agostinho Neto (FAAN). No mesmo ano foi, pela segunda vez, vencedor do Prémio Sagrada Esperança 2016 com o livro de ensaios Imaginários da História Cultural de Angola. Desde 2018 coordena o Curso Livre História de Angola, uma iniciativa inédita e com enorme adesão.
Deixe seu comentário