O indiano Ashay Bhave, tem apenas 23 anos, mas já é considerado um grande exemplo de produção sustentável após criar uma maneira em transformar lixo plástico em tênis esportivos. Sua startup, Thaely, já reciclou mais de 50.000 sacolas plásticas e 45.000 garrafas plásticas desde julho deste ano, quando começou a produção.
O jovem “empreendedor verde” pretende criar um modelo de para reuso de toneladas de plástico que acabariam jogadas nos aterros sanitários do seu país, ou pior, acabar no oceano.
Desde o início do semestre os tênis ‘Thaely’ têm ajudado a resolver parte do problema da poluição na Índia, reutilizando o material plástico descartado no país com mais de um bilhão de habitantes.
Bhave disse que teve a ideia enquanto cursava Administração de Empresas, em 2017. O nome ‘Thaely’ na verdade é a palavra em hindi para se referir a sacolas plásticas, do tipo usado pelo comércio. A ideia foi aprimorada durante seus anos de faculdade. Com o apoio de investidores, o jovem empresário tornou o sonho em realidade, formatando um modelo de negócio sustentável e de sucesso.
A indústria de tênis esportivos movimenta bilhões de dólares todo ano, sendo dominada por gigantes como Nike, Adidas e Puma. Recentemente, todas lançaram produtos feitos com produtos reciclado.
O diferencial da Thaely é o preço de produção. Sua empresa tem uma forte preocupação social, empregando dezenas de coletores de lixo reciclável.
Completamente feitos de resíduos de plástico e borracha, os tênis criados por Ashay Bhave foram impulsionados após ele vencer a competição de startups Eureka, em 2019, na Amity University Dubai. Ele explica que o design do calçado é inspirado nos modelos de tênis de basquete do início dos anos 2000.
Sua startup adquire matéria-prima de uma empresa de reciclagem. As sacolas plásticas, com a ajuda de calor e pressão. são transformadas em um tecido chamado ThaelyTex, que é cortado no molde padrão. As garrafas plásticas são recicladas para dar origem ao tecido chamado rPET (polietileno tereftalato), e colocadas em moldes para gerar as palmilhas e os cadarços, além da embalagem. A sola é feita de borracha reciclada de sucata industrial e pneus.
Cada par de sapatos Thaely ajuda a reciclar 12 garrafas e 10 sacolas plásticas, em média. Eles são oferecidos em quatro combinações de cores, com um preço de 7.000 rúpias, aproximadamente 100 dólares. Isso já inclui o envio para qualquer endereço do mundo. O objetivo é ter uma produção em alta escala e reduzir o preço, para torná-los mais acessíveis.
Existe ainda um programa que os clientes poderão enviar seus tênis usados ou danificados de volta para a fábrica e receber um desconto na compra de um novo par. A Thaely providencia o conserto e doa esses pares para projetos sociais.
Ashay Bhave explica que pretende vender cerca de 25 mil pares de tênis até o final do próximo ano, reciclando assim mais de 200 mil sacolas plásticas. Embora sejam produtos ‘Made in India’, a empresa planeja se concentrar em mercados estrangeiros que têm mais demanda por esse tipo de produto, como Dubai, Europa, Américas e Austrália.
Assista ao vídeo que mostra todo o processo de fabricação:
* Com informações de Business Insider
Deixe seu comentário