Getting your Trinity Audio player ready...
|
A cooperação bilateral entre a Índia e o Catar deve receber um grande impulso com os dois lados decidindo elevar os laços para uma Parceria Estratégica na terça-feira (18 de fevereiro de 2025). A decisão foi tomada durante conversas abrangentes entre o Primeiro Ministro Narendra Modi e o Emir do Catar, Sheikh Tamim Bin Hamad Al-Thani, em Nova Déli.
A mudança levará a um foco mais forte em áreas críticas como comércio, investimento e energia, além de inovação, tecnologia, segurança alimentar, cultura e laços interpessoais.
O desenvolvimento de terça-feira é a mais recente manifestação do envolvimento cada vez mais profundo da Índia com nações da Ásia Ocidental e da região do Golfo. A Índia já tem Parcerias Estratégicas com os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Omã e Kuwait dentro do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC).
Índia e Catar visam dobrar o comércio bilateral
Informando a mídia após a reunião, Arun Kumar Chatterjee, Secretário (CPV e OIA) no Ministério das Relações Exteriores (MEA) disse que comércio, investimento e energia estavam entre os principais tópicos de discussão.
Ambos os lados estabeleceram uma meta de dobrar o volume de comércio bilateral nos próximos cinco anos do valor anual atual de cerca de US$ 14 bilhões, disse ele.
Ao mesmo tempo, a Qatar Investment Authority, que tem cerca de US$ 1,5 bilhão de IED na Índia em setores como varejo, energia, TI e saúde, identificou novas áreas como infraestrutura, portos, construção naval, energia, startups, acrescentou Chatterjee. IA, robótica e aprendizado de máquina eram outras áreas que seriam exploradas.
“Esperamos que a visita leve a um maior crescimento em investimentos mútuos”, observou o Secretário do MEA.
Durante as negociações, a Índia e o Catar também decidiram fortalecer ainda mais sua parceria energética.
Respondendo a perguntas durante o briefing para a mídia, o Secretário (CPV e OIA) disse que a Índia e Omã estavam explorando um Acordo de Livre Comércio (FTA) no futuro. Isso seria um acréscimo ao FTA que a Índia estava negociando com o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) no nível multilateral.
Além do acordo sobre uma Parceria Estratégica, a Índia e o Catar também assinaram um pacto sobre dupla tributação.
Cinco Memorandos de Entendimento (MoUs) foram assinados, sobre Parceria Econômica; Cooperação na área de arquivos e documentação; Assuntos da Juventude e Esportes; Promoção de investimentos mútuos; e Promoção de redes de grandes empresários de ambos os lados.
A Índia e o Catar têm laços históricos profundamente enraizados de amizade, confiança e respeito mútuo. Nos últimos anos, os laços entre os dois países, incluindo nas áreas de comércio, investimento, energia, tecnologia, cultura e laços interpessoais, continuaram a se fortalecer. A comunidade indiana residente no Catar forma a maior comunidade de expatriados do Catar e é apreciada por sua contribuição positiva no progresso e desenvolvimento do Catar.
Fonte: India News Network.