A Índia convidou mais de 120 países para uma conferência, dando voz às nações não pertencentes ao G20 para sinalizar suas preocupações e compartilhar perspectivas. A Cúpula da Voz do Sul Global será realizada virtualmente de 12 a 13 de janeiro e a sessão com chefes de Estado será apresentada pelo primeiro-ministro Narendra Modi.
A cúpula deliberará sobre uma variedade de questões, incluindo economia global, segurança energética, mudanças climáticas, implicações pós-pandêmicas da Covid-19 e a crise ucraniana. Perspectivas do sul global serão compartilhadas na plataforma global enquanto a Índia exerce a presidência do G20, oferecendo uma oportunidade para canalizar as contribuições, disseram autoridades.
“Estaremos promovendo uma cúpula virtual especial nos dias 12 e 13 de janeiro de 2023. A Cúpula da Voz do Sul Global terá como tema ‘Unidade de Voz e Unidade de Propósito'”, disse o secretário de Relações Exteriores Vinay Kwatra.
Oito sessões de nível ministerial serão realizadas, com foco em áreas como segurança energética, economia global, mudanças climáticas e segurança alimentar. Estão previstas também duas sessões de chefes de Estado. Uma sessão, organizada pelo ministro das Relações Exteriores, S Jaishankar, se concentrará no G20 e nas expectativas do sul global.
A cúpula também fornecerá uma plataforma para as nações em desenvolvimento e subdesenvolvidas compartilharem suas perspectivas sobre a atual crise energética, bem como o teto dos preços do petróleo anunciado pelo mundo ocidental sobre o petróleo bruto russo. O sul global foi afetado negativamente por restrições na disponibilidade de recursos energéticos e sanções unilaterais que interromperam as cadeias de abastecimento.
* Com informações de India Times
Deixe seu comentário