Getting your Trinity Audio player ready...
|
O embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, em entrevista exclusiva ao Diplomacia Business fala sobre os 75 anos de independência do seu país que, segundo ele, é a Farmácia do Mundo e com soluções sustentáveis em tecnologia, além de outros avanços.
A Índia foi declarada independente da Inglaterra em 15 de agosto de 1947. O que o sr. embaixador Suresh tem a dizer sobre esta data?
Embaixador Reddy: É uma data muito especial não apenas na história de nosso país, mas também globalmente. Neste dia, em 1947, a Índia conquistou a independência e ocupou o seu devido lugar na política global. Somos a maior democracia do mundo, sempre mantivemos o princípio da “Vasudhaiva Kutumbakam” (O Mundo é Uma Família) e percorremos um longo caminho desde 1947. A Índia de hoje é uma Nova Índia: a Farmácia do Mundo, fornecendo medicamentos e vacinas essenciais, uma potência em Tecnologia da Informação, aproveitando a TI para soluções sustentáveis e acessíveis e uma Índia transformadora do século 21, elevando a vida de bilhões de pessoas.
Como Brasil e Índia tem avançado nas parcerias bilaterais?
Embaixador Reddy: Com a nossa abordagem inclusiva, a Índia tem feito parcerias baseadas no respeito mútuo. A Índia e o Brasil têm uma parceria estratégica multifacetada, com os dois países também se concentrando em uma maior colaboração em energia renovável, incluindo os biocombustíveis. O etanol se tornou uma das nossas principais prioridades. O governo tem como meta alcançar 20% de mistura de etanol na gasolina em até cinco anos, ou seja, até 2025. Nossa meta também é atingir cerca de 450 gigawatt (GW) de capacidade instalada de energia renovável até 2030. Cerca de 280 GW (mais de 60%) são esperados a partir da energia solar. Este ano é especial para nós, pois o Governo da Índia iniciou o ‘Azadi Ka Amrit Mahotsav’ para celebrar e comemorar 75 anos de independência de um país progressista e da gloriosa história de seu povo, cultura e realizações. Nos próximos meses, organizaremos vários eventos para marcar nossas comemorações de aniversário do Dia da Independência.
Há muitos indianos no Brasil?
Embaixador Reddy: A diáspora indiana é a segunda maior do mundo. Somos vistos como uma das comunidades expatriadas de maior sucesso em qualquer parte do mundo. Hoje, os indianos fora do país ocupam altos cargos nos campos da política, economia, indústria, tecnologia e educação. A diáspora indiana desempenha um papel integral nas relações bilaterais da Índia; e o Brasil não é exceção a isso. Hoje temos cerca de 3800 indianos ou de origem indiana no Brasil e eles fizeram excelentes progressos em vários setores: TI, Farmacêutico Comércio, Ciência, etc. Temos grande orgulho de suas realizações.
Que mensagem o Sr. poderia deixar para os indianos que vivem hoje no Brasil?
Embaixador Reddy: Aproveito esta oportunidade para desejar-lhes um feliz Dia da Independência e convidá-los a participar de vários eventos organizados pela embaixada para celebrar os 75 anos de independência da Índia. Também os convido a divulgar mensagens sobre a cultura Indiana, a Yoga e suas tradições junto com o sucesso da Nova Índia para seus amigos brasileiros e comunidades locais.
Perfil
Suresh Reddy assumiu o cargo de embaixador da Índia no Brasil em 13 de setembro de 2020. Sua carreira diplomática começou em 1991, quando ingressou no Ministério das Relações Exteriores da Índia, onde foi chefe de gabinete do ministro e colaborou nas relações do seu país com Bangladesh, Mianmar, Sri Lanka e Maldivas.
No Ministério das Relações Exteriores, ajudou a criar e chefiou a primeira Divisão de Relações Econômicas Multilaterais da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Suresh já serviu no Cairo (Egito), Muscat (Omã), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Islamabad (Paquistão). Foi embaixador da Índia no Iraque e na Asean. Antes de vir para o Brasil, coordenou no Ministério das Relações Exteriores o envolvimento da Índia com a Europa e Ásia Central.
Com informações de Embaixada da Índia.