República Dominicana
O Embaixador da República Dominicana, David Emmanuel Puig Buchel, disse ao Financial Express Online “A abertura da embaixada da Índia em território dominicano é “um grande marco na relação dos países” e “envia uma mensagem clara do interesse indiano pela região, reconhecendo os países de médio porte – que são importantes por razões geopolíticas e econômicas”.
“A imagem da Índia é muito positiva. Por todo o apoio que recebemos da Índia durante a pandemia de COVID-19 com vacinas medicamentosas, também compramos os dispositivos médicos, que nos ajudaram a realizar nossa campanha de vacinação ”, disse o diplomara da República Dominicana.
Embora a Índia tenha uma conexão da Diáspora de cidadãos indianos que vivem em alguns países caribenhos, como Guiana, Suriname e Trinidad e Tobago; para uma nação de língua espanhola como a República Dominicana, uma conexão cultural é mais difícil de encontrar.
Ambos os lados devem identificar áreas onde as empresas indianas podem investir – incluindo nano satélites, produtos farmacêuticos, projetos de infraestrutura de energia renovável, turismo, têxteis, TI, inteligência artificial e segurança cibernética, vacinas, exploração espacial, medicamentos tropicais, oceanografia e mudanças climáticas. “A República Dominicana também pode ser um importante centro de logística e pode ser usada para conectar o continente e a América Central ”, acrescentou o embaixador David Emmanuel.
Paraguai
O Paraguai está contando para a Índia para construir sua infraestrutura, soluções de segurança para lidar com a imigração ilegal e crimes, melhores práticas no setor espacial, saúde, educação, energia renovável e muito mais.
Saudando a abertura, o Embaixador do Paraguai na Índia, Fleming Raul Duarte Ramos, disse “Isso ajudará no aprofundamento das relações entre os dois países, pois temos planos de fazer parceria com a Índia em uma ampla gama de setores”.
O Paraguai faz parte do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil) e pode ser uma porta de entrada para as empresas indianas venderem suas mercadorias para países como Peru, Chile, México e Colômbia (Aliança do Pacífico).
Os líderes de ambos os países identificaram durante conversas novas áreas de cooperação como – Cooperação Espacial, Medicamentos, TI, produtos farmacêuticos, educação (especialmente ensino de Inglês) e muito mais.
A Índia já ofereceu suas novas tecnologias aos agricultores daquele país, bem como máquinas que podem ajudar os agricultores. O governo indiano também ajudou o país fornecendo doses de Covaxin e Covishield. De fato, o Paraguai está se tornando rapidamente um forte parceiro comercial da Índia, que por sua vez se tornou o sétimo maior consumidor de produtos paraguaios.
A nação sul-americana possui um setor militar e de defesa estável e crescente, que está se tornando rapidamente importante para o setor de defesa da Índia. Já o Paraguai vê a Índia como uma oportunidade para maior cooperação sul-sul e um parceiro comercial confiável.
* Com informações do Financial Express
Deixe seu comentário