Getting your Trinity Audio player ready...
|
A economia indiana está em movimento novamente. A afirmação consta no discurso do presidente Ram Nath Kovind feito recentemente, durante as comemorações do Dia da República da Índia – 26 de janeiro. A íntegra do discurso foi lida pelo ministro da embaixada daquele país no Brasil, Baisnab Charan Pradhan, ontem, 26, na sede da embaixada daquela nação asiática, em Brasília.
Segundo o presidente indiano, mesmo diante das adversidades, a economia da Índia está projetada para crescer “a uma taxa impressionante neste ano fiscal, após passar por uma contração no ano passado. O crescimento econômico é possível devido à melhoria nos setores de agricultura e manufatura”.
Segundo o presidente Ram Nath Kovind, as pequenas e médias empresas indianas têm desempenhado um papel importante na criação de emprego e impulsionando a economia. Os jovens empreendedores estabeleceram utilizam o ecossistema de startups e fazem sucesso. “É enorme e massiva a plataforma de pagamento digital do nosso país onde milhões de transações digitais estão sendo feitas todos os meses”, disse.
Comentou sobre a pandemia: “O mundo nunca precisou tanto de ajuda como agora. Mais de dois anos se passaram e a humanidade ainda está lutando contra o coronavírus. Centenas de milhares de vidas foram perdidas. O mundo sofreu com miséria sem precedentes, e surtos e mais surtos de novas variantes têm causado novas crises. Isso tem sido um desafio extraordinário para a humanidade”.
Vacinas
Na avaliação de Ram Nath Kovind, a gestão da pandemia estava destinada a ser ainda mais difícil na Índia, porque o país possui uma população muito grande e economia em desenvolvimento. “Não tínhamos o nível de recursos e a infraestrutura que precisávamos para lutar contra esse inimigo invisível. Porém, são apenas em tempos difíceis que a resiliência de uma nação brilha. Tenho orgulho de dizer que mostramos uma determinação inigualável contra o Coronavírus”, afirmou.
No primeiro ano da pandemia, segundo o presidente Ram Nath Kovind, a Índia aumentou a infraestrutura de saúde e “também estendeu a mão para ajudar outras pessoas. No segundo ano, desenvolveu vacinas e lançou a maior campanha de vacinação da história do mundo”. Disse que a campanha de vacinação está avançando em ritmo acelerado naquela nação, que durante a pandemia ajudou vários países com vacinas e outros apoios médicos. Contribuição que tem sido apreciada por Organizações Internacionais.
Na avaliação do presidente da Índia, o tempo de distanciamento social aproximou os indianos. “Percebemos o quanto dependemos uns dos outros. Médicos, enfermeiros e paramédicos aceitaram o desafio, trabalhando longas horas em condições difíceis, mesmo com risco de vida, para atender aos pacientes. Outros mantiveram a nação em movimento, gerenciando cadeias de suprimentos e serviços públicos. Formuladores de políticas, administradores e outros nos níveis central e estadual fizeram intervenções em tempos oportunos”. A seu ver, a Índia encontrou um lugar entre as 50 principais economias inovadoras, mérito aliado também à inclusão geral.
Dia da República
Várias atividades estão sendo promovidas pela embaixada da Índia em Brasília para comemorar os 73 anos de independência da nação. Dentre elas, o webinar “Turismo Maharashtra: Experiências Ilimitadas”, realizado hoje, 27, com Dhananjay Sawalkar, diretor adjunto da Direção de Turismo, Estado de Maharashtra. Dia 25 deste mês, a embaixada realizou outro webinar com a temática “Índia além do Taj Mahal”, com Cristiane Cury, representante da Indo Asia Tours. Também promoveu meditações e sessões de ioga.
Ontem, 26, na sede da embaixada foram apresentados os documentários sobre a vida de SubhashChandraBose e de SriAurobindo e lido o discurso do presidente indiano. Segundo o presidente Ram Nath Kovind, o povo indiano, especialmente os jovens, está participando com entusiasmo de uma variedade de eventos e programas organizados para comemorar o ano histórico.
“É uma grande oportunidade não apenas para a próxima geração, mas para todos nós, nos reconectarmos com nosso passado. Nossa luta pela liberdade foi um capítulo inspirador em nossa esplêndida saga”, disse o presidente Ram Nath Kovind. O presidente lembrou que muitos homens e mulheres deram a vida pela liberdade da Índia. “Nossos combatentes da liberdade sofreram torturas inimagináveis e fizeram inúmeros sacrifícios para que pudéssemos aproveitar as festas do Dia da Independência e do Dia da República. Recordemos com gratidão os seus sacrifícios imortais por ocasião do Dia da República”.
“Quando conquistamos a independência, a exploração do domínio colonial nos deixou em extrema pobreza, mas em 75 anos (referindo-se à independência da Índia), fizemos progressos impressionantes. Novas oportunidades aguardam a próxima geração. Nossos jovens aproveitaram essas oportunidades e estabeleceram novos padrões de sucesso”, disse o presidente Ram Nath Kovind. Ressaltou ter a certeza de que, “com essa energia, confiança e empreendedorismo, o país continuará avançando no caminho do progresso e garantirá definitivamente seu lugar de direito, à altura de seu potencial, na comunidade global”.
Porta-aviões
O presidente indiano lembrou que em 2021, os esportistas deixaram sua marca nas Olimpíadas. “A autoconfiança desses jovens campeões inspira milhões nos dias de hoje. Nos últimos meses, testemunhei exemplos notáveis de nosso povo fortalecendo o país e a sociedade por meio de seu compromisso e ação em diversas áreas”.
Mencionou que as equipes Marinha Indiana e Cochin Shipyard Limited construíram um porta-aviões de última geração, que deve ser introduzido na marinha do país. “Devido a essas capacidades militares modernas, a Índia se encontra entre as principais potências navais do mundo. Este é um exemplo impressionante de avanço para a autossuficiência no campo da defesa”, comentou.
Mulheres
O presidente da Índia comentou que os soldados e o pessoal de segurança carregam o legado de orgulho nacional. “No frio insuportável do Himalaia e no calor excruciante do deserto, longe de suas famílias, continuam guardando a pátria. É graças à vigilância constante das forças armadas que protegem nossas fronteiras e do pessoal da polícia que mantém a segurança interna do país que seus concidadãos desfrutam de uma vida pacífica”.
Segundo o presidente Ram Nath Kovind, quando um soldado morre em serviço, o país inteiro fica triste. “No mês passado, em um lamentável acidente, perdemos um dos mais bravos comandantes do país – General Bipin Rawat – sua esposa e muitos outros soldados. Todo o país ficou profundamente triste com a tragédia”.
Contudo, afirmou que 2021 foi um ano divisor de águas para o empoderamento das mulheres nas Forças Armadas. A comissão permanente agora permite mulheres nas Forças Armadas. Além disso, o fluxo de talentos para as forças será fortalecido com mulheres que passam pelas Escolas Sainik e pela prestigiosa Academia de Defesa Nacional. Consequentemente, as Forças Armadas se beneficiarão com melhor equilíbrio de gênero.
Meio ambiente
O presidente indiano destacou que o século XXI está se tornando a era das mudanças climáticas, e a Índia assumiu uma posição de liderança no cenário mundial ao mostrar o caminho, especialmente com seu impulso ousado e ambicioso por energia renovável. “No nível individual, cada um de nós pode se lembrar dos conselhos de Gandhiji e ajudar a melhorar o mundo ao nosso redor”.