A fotógrafa e artista visual Birgit Graschopf está no Brasil como parte das comemorações do Bicentenário da Independência, realizando instalações murais de retratos da Imperatriz Leopoldina com sua técnica de pintura de foto em paredes.
Graschop já inaugurou obras no Espaço Cultural Renato Russo, na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, e agora na Embaixada da Áustria.
Na ocasião, Stefan Scholz, embaixador da Áustria no Brasil, destacou que há muitos anos, Áustria e Brasil usufruem de relações diplomáticas sólidas e multifacetadas. Disse também que Leopoldina era dona de um carinho especial pelas terras brasileiras e, ao longo de sua vida, foi essencial nas relações entre os dois países.
Segundo o consultor para trabalho e pesquisas culturais da Câmara dos Deputados, professor Theodoro Menck, Leopoldina teve ainda forte influência na formação jurídica do estado brasileiro. Além disso, a Imperatriz austríaca, graças à seus esforços, teve papel de destaque no processo do grito do Ipiranga e Independência brasileira.
A artista austríaca, Graschop mostrou aos convidados sua fotomontagem da Imperatriz em tributo ao bicentenário da Independência brasileira e que representa, também, união longeva de amizade entre as duas nações.
Graschop explicou que a técnica utilizada para a produção da obra mescla fotografia e intervenção site specifi. Aproveitou a ocasião para ressaltar o apreço que a Imperatriz mantinha pelo Brasil e seu amor pela arte, leitura e ciências.
Está disponível um e-book do Bicentenário do Brasil e os 442 anos de amizade com a Áustria. O e-book pode ser aberto via link: https://austriabrasil.co.at/bicentenario-do-brasil
Fotos
Deixe seu comentário