O lançamento da Câmara Portuguesa de Sergipe ocorreu na manhã desta quarta-feira, 18, em solenidade da qual participaram o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o governador do Estado, Fábio Mitidieri, o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, e o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas, Armando Abreu, além de outras autoridades. Sergipe sedia, pela primeira vez, a Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.
Esta é a 19ª unidade regional constituída no país, com a finalidade de estreitar as relações entre Brasil e Portugal, em diferentes setores empresariais, culturais e industriais de Sergipe. Foi empossado como presidente da Câmara Portuguesa de Sergipe o advogado José Gabriel Macedo Beltrão Filho, além dos demais membros da diretoria da unidade. Durante a solenidade, também foi assinado o Termo de Cooperação entre Governo de Sergipe e Câmara Portuguesa objetivando o estreitamento das relações entre Portugal e Sergipe.
Em seu discurso, o prefeito Edvaldo Nogueira reforçou a importância da instalação da Câmara em Sergipe. “Este é um momento histórico para o nosso estado. Com essa iniciativa, abre-se um novo canal que antes era consolidado, apenas, com o governo federal. As relações internacionais podem ser fortalecidas a partir dos entes federados também. Todos os estados brasileiros têm potencialidades extremas para serem evidenciadas, abrindo portas fundamentais para o desenvolvimento e para o progresso, e Sergipe é um exemplo disto”, destacou.
Da mesma forma, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, ressaltou que o atual governo, “embora tenha começado há pouco, já tem trabalhado para mostrar Sergipe e seus potenciais para outros países nas mais diversas áreas, a exemplo da agricultura, do turismo e do petróleo e gás”. “Aqui, hoje, queremos reforçar esse objetivo e mostrar que Sergipe está aberto para o mundo e para as relações bilaterais”, salientou.
O embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, reiterou sua satisfação pela constituição da Câmara Portuguesa em Sergipe e disse que a unidade “fortalece a rede de comércio de Portugal no Brasil”. “Dar aos Estados e Municípios brasileiros a oportunidade de conhecer Portugal e vice-versa, é o que queremos, pois essa ação abre uma grande janela de oportunidades, de investimentos. Acreditamos no potencial desta Câmara”, disse.
Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas, Armando Abreu destacou que, com a constituição da unidade regional de Sergipe, a entidade alcança a 19ª sede, cujo foco é “realizar um trabalho de aproximação entre as economias locais, de cidades e estados brasileiros, com Portugal”. “Estamos unindo Prefeitura da capital, Governo e Embaixada, isso mostra a seriedade e a força desta Câmara para mostrar Sergipe ao mundo”, afirmou.
Empossado presidente da unidade regional de Sergipe, José Gabriel Macedo Beltrão Filho disse que a Câmara será “um instrumento de apoio à sociedade empresarial sergipana, e um braço de apoio do Governo e da Prefeitura para trazer desenvolvimento para Sergipe, através desta relação bilateral”. “Atuaremos para fortalecer a integração entre os setores comerciais, de serviços, industriais e de turismo através da aproximação entre empresários de todos os segmentos, apresentando oportunidades de negócios entre os países de língua portuguesa”, pontuou.
A diretoria da unidade regional de Sergipe irá exercer suas atividades por dois anos, tendo como primeiro ato a assinatura da Carta de Intenção entre a Câmara Portuguesa e o Governo do Estado.
Participaram também da solenidade o vice-governador Zezinho Sobral, o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, o secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de Aracaju, Hallison Souza, o vereador Pastor Eduardo e a deputada estadual eleita, Lidiane Lucena.
Deixe seu comentário