Getting your Trinity Audio player ready...
|
A empresa espanhola Iberdrola aumentou a produção global de energia renovável em 11% no primeiro trimestre do ano. Isso se reflete nos dados divulgados, indicando que a empresa ultrapassou os 40.000 MW de capacidade verde instalada, o que representa um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade total era superior a 61.000 MW.
Especificamente, a empresa destaca que a capacidade fotovoltaica experimentou um aumento de 40%, para 4.576 MW, devido a novas instalações no Brasil, Espanha, Estados Unidos e Austrália. A energia eólica onshore, por seu lado, cresceu 4%, situando-se nos 20.202 MW.
Na desagregação por países, o Brasil atingiu 549 novos MW no final do primeiro trimestre do ano, graças principalmente ao desenvolvimento do parque eólico Oitis, localizado entre o Piauí e a Bahia, e da central fotovoltaica Luzia, inaugurada em março deste ano.
A infraestrutura de conexão da usina fotovoltaica Luzia é compartilhada com o Complexo Eólico Chafariz, com 15 parques que somam capacidade instalada de 471,2 MW, na Paraíba.