Getting your Trinity Audio player ready...
|
O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, está em visita oficial ao Egito desde domingo. Ele ficará no país africano até a quinta-feira (30). Segundo as informações divulgadas pela Vice-Presidência, o general buscará “fortalecer os laços com aquela República Árabe de relevante importância na geopolítica regional”.
Mourão já se encontrou com o presidente egípcio, Abdul Fattah Khalil Al-Sisi, com o primeiro-ministro, Mostafa Madbouly e com o Ministro da Defesa e Produção Militar, Mohamed Ahmed Zaki.
Em suas redes sociais, destacou que o Egito é “um dos pilares do mundo árabe e grande parceiro comercial do Brasil”. Durante a visita de cortesia ao Presidente egípcio, foram tratadas “questões bilaterais de interesse mútuo e alinhamos percepções sobre temas regionais”. Já na conversa com o General Zaki, foi tratado “o incremento da cooperação no setor de produtos de defesa e a coordenação de missões de paz sob a égide da ONU”.
Em publicação oficial, o porta-voz do governo egípcio declarou que o encontro dos mandatários gerou “compatibilidade para promover a cooperação entre os dois países em diferentes áreas, especialmente em questões militares e de segurança, comerciais e econômicas, além de aproveitar as chances de investimento disponíveis no Egito e incentivar o turismo de cidadãos de um país para o outro”.
Após o encerramento da viagem ao Egito, o vice-presidente vai para Dubai, onde inaugura o pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai, na cerimônia de abertura da feira de negócios na sexta-feira (01). Nos Emirados Árabes, Mourão participará, como convidado de honra, no domingo (03), do ‘Brasil-Emirados Árabes Unidos: Fórum de Sustentabilidade Econômica na Região Amazônica”, organizado pela Câmara Árabe. Antes de regressar ao Brasil, o general cumpre agenda na Grécia.
* Com informações de ANBA