A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 29 de agosto, a criação do Grupo Parlamentar Brasil–Bahrein. O Relator da proposta foi o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). Ele afirmou que o novo grupo parlamentar permitirá a intensificação das relações diplomáticas e comerciais entre os dois países.
“Grupos de cooperação entre parlamentares têm exercido papel de destaque no processo de aproximação entre os parlamentares brasileiros e estrangeiros, viabilizando estreitamento de laços de amizade e a troca de experiências no âmbito das respectivas casas legislativas”, afirmou, reforçando que o objetivo é realizar intercâmbios com o governo bahrenita.
A cooperação interparlamentar será realizada por meio de visitas parlamentares, eventos, estudos, troca de experiências sobre matéria legislativa, intercâmbio de experiências parlamentares, entre outras atividades.
Em julho, o Senado também criou um Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein.
Fortalecimento dos laços diplomáticos
O Bahrein é um arquipélago situado no Golfo Pérsico, com grande riqueza petrolífera. Mantém relações diplomáticas com o Brasil desde a década de 1970, mas somente em 2021 foi inaugurada uma embaixada brasileira na capital Manama.
O embaixador do Bahrein no Brasil, Bader Abbas Hasan Ahmed Alhelaibi tem trabalhado pelo fortalecimento dos laços. De fato, o comércio bilateral cresceu 200% em 2021. O Brasil exporta o minério de ferro e produtos agropecuários e importa produtos processados derivados de petróleo, produtos da indústria química e alumínio.
* Com informações de Agência Câmara