O presidente do Conselho de Administração da Câmara dos Deputado do México, Sergio Gutiérrez Luna, celebrou a instalação do Grupo de Amizade México-Brasil nesta terça-feira (21). Ele afirmou que há uma relação fraterna entre as duas nações e, portanto, há muito a aprender para ambos os povos.
Lembrou que o Brasil é um gigante na América Latina, e possui muitas semelhanças com o México, como cultura, comunidades nativas e pessoas sempre dispostas a trabalhar pelo bem de suas famílias.
Por sua vez, a presidente do Grupo de Amizade México-Brasil, deputada María del Carmen Pinete Vargas, destacou que os trabalhos se concentrarão no fortalecimento das relações bilaterais e na consolidação do bloco latino-americano.
Ela ressaltou que a cooperação dos dois países tem sido promovida por seus poderes Executivos; no entanto, indicou que os deputados farão o possível para promover a fraternidade e os laços diplomáticos.
O deputado Juan Carlos Romero Hicks comentou que o Brasil é a parte da América Latina que “está no coração” de todo e qualquer mexicano. “Sendo o quinto maior país do mundo em área, há muito que se promover em termos de da diplomacia parlamentar”, destacou.
Segundo o censo de 2020, do Instituto Nacional de Estatística e Geografia, existem 8.689 brasileiros residentes em em solo mexicano.
Expandir e aprofundar a abertura comercial
Em seu discurso, o embaixador do Brasil no México, Fernando Estellita Lins de Salvo Coimbra, destacou que essa integração servirá para estreitar as relações entre as duas nações e conhecer diferentes propostas de diversos temas de cooperação bilateral. “Esta instalação ocorre em boa hora”, considerou.
Ele ressaltou que as duas nações são as maiores economias da América Latina com vários interesses em comum, o que se reflete nas muitas empresas brasileiras de private equity com investimentos no México em setores como telecomunicações, alimentação, entretenimento e varejo. “O objetivo dessa integração é ampliar e aprofundar a abertura comercial e o acesso de ambos os mercados, principalmente”, acrescentou.
Também presente na cerimônia, Laura Beatriz Esquivel Valdés, embaixadora designada do México para o Brasil, disse que ambas as nações mantêm relações de amizade e fraternidade de longa data. Acrescentou que está sendo criada uma embaixada virtual, onde o México pode ser visto e ouvido. “Vamos ter todos os museus do país disponíveis em 3D para que as pessoas possam visitá-los e conhecê-los, além de pontos turísticos e cidades mágicas.”
* Com informações de Cámara de Diputados de México.
Deixe seu comentário