Para o Natal Luz são esperados 2,5 milhões de pessoas, em 95 dias de espetáculos de música, teatro e luzes, apresentações de Papai Noel, dentre outras atrações em Gramado, no Rio Grande do Sul. A cidade fica na serra gaúcha, a 116 km de Porto Alegre, a capital.
Para 2022, as perspectivas turísticas em Gramado também são animadoras. “Já faz alguns meses que divulgamos as datas dos eventos do ano que vem. Nós pretendemos que os eventos sejam feitos no seu período original de realização”, afirma Rosa Helena Volk. Segundo ela, em fevereiro, tem a páscoa de Gramado; em maio, a festa da colônia; em agosto, o festival do cinema; em setembro, o festival de gastronomia; e em outubro, o início do Natal Luz.
“Esperamos realizar todos esses eventos de maneira presencial, adaptando aos protocolos”. Veja a seguir a entrevista completa de Rosa Helena Volk:
Diplomacia Business – O evento do Natal Luz começou em outubro e vai até novembro. Qual a expectativa do número de turistas esse ano?
Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk: O evento do Natal Luz começou dia 28 de outubro e vai até o dia 30 de janeiro. Estamos trabalhando com a possibilidade de receber em torno de 2 milhões e meio de pessoas durante esse período. São 95 dias de evento. É essa a nossa expectativa.
O que mudou esse ano, com relação aos anos anteriores?
Rosa Helena Volk – Muita coisa mudou, principalmente essa incerteza toda. Nós precisamos começar o Natal com muita antecedência, uma vez que somos uma empresa pública. E muitas coisas foram mudando, os protocolos. Desde o dia 5 de agosto, quando tivemos a permissão do Estado para realizar o Natal Luz, muita coisa foi sendo alterada. Primeiro fomos autorizados a ter apenas um terço do público nos espetáculos. Que espetáculo manter que seja condizente com a quantidade do público aceito? Foi introduzido o passaporte vacinal, depois foi retirado. Então, tivemos que adaptar muito o evento, perante as condições.
Há distanciamento social durante os eventos do Natal Luz em Gramado?
Rosa Helena Volk – Sim, há distanciamento social. Quando iniciamos, fizemos os espetáculos com apenas um terço das possibilidades. Agora é manter o distanciamento entre as famílias, o que não pode deixar de existir. Mesmo que seja apenas uma recomendação dentro do protocolo do Estado, nós entendemos que devemos manter esse distanciamento, e defendemos que o evento tem que ser um ambiente seguro para as pessoas.
Existem eventos gratuitos ou todos são pagos no Natal Luz de Gramado?
Rosa Helena Volk – É claro que temos gratuitos, sempre teve no Natal Luz. Há na vila de natal uma apresentação diária, às 17h, todos os dias gratuitamente. Temos o próprio Papai Noel, personagem que está lá a disposição das crianças, recebendo as crianças. Na rua coberta tem dias que temos três apresentações. As 19h, a apresentação na rua coberta é sempre gratuita. Nosso show de acendimento acontece em cinco lugares diferentes, e também é gratuito e diário. E também contamos com os eventos que são pagos. Todos os eventos públicos de Gramado são feitos pela Gramado Tour.
Gramado está se tornando uma cidade inteligente?
Rosa Helena Volk – Ainda não estamos nos tornando uma cidade inteligente, gostaríamos muito de ser. Ainda não podemos dizer que Gramado é um destino turístico inteligente. Nós temos alguns projetos. Entramos agora no governo, em janeiro, e infelizmente a administração anterior nos deixou uma dívida muito grande, não só na prefeitura, mas também aqui na Gramado Tour. A dívida da prefeitura, eu acredito que eles consigam solucionar, mas nós aqui da Gramado Tour ainda nem começamos a pagar nossa dívida. Então, para todos os projetos que temos, estamos buscando recursos, junto ao governo federal, por meio de parcerias, mas precisamos de um tempo.
Como tem sido as expectativas com as festas e eventos de Gramado e como o trabalho da Secretaria de Turismo tem se materializado?
Rosa Helena Volk – Com bastante trabalho, com adaptação, a gente vai vivenciando e vai vendo aquilo que pode ser melhorado, que pode avançar um pouco. Com algumas coisas temos que recuar. É uma situação bastante diferente. Eu não sou inexperiente em eventos. Eu já fui secretaria de turismo em outra oportunidade. A gente espera que a situação se estabilize, melhorar já melhorou… para que a gente possa planejar com maior tranquilidade.
Os eventos do ano que vem estão de pé? Qual é a sua expectativa para o ano de 2022?
Rosa Helena Volk – Já faz alguns meses que divulgamos as datas dos eventos do ano que vem. Ao contrário deste ano, nós pretendemos que os eventos sejam realizados no seu período original de realização, então já iniciamos fevereiro, com a páscoa; em maio, com a festa da colônia; em agosto, teremos o festival do cinema; em setembro, o festival de gastronomia; e em outubro, o início do Natal Luz. Esperamos realizar todos esses eventos de maneira presencial, adaptando aos protocolos.
Nesse período de 95 dias há um incremento de emprego? Qual a geração de emprego durante esse período direta e indiretamente?
Rosa Helena Volk – Com a realização do Natal Luz, são mais de 3 mil empregos, 3 mil pessoas envolvidas no trabalho com a realização dos espetáculos, da decoração. Todas são contratações temporárias.
Que mensagem a sra. gostaria de nos deixar?
Rosa Helena Volk – Queríamos convidar as pessoas que vão ler a nossa matéria a vir conhecer o Natal Luz de Gramado, que nesse ano tem uma mensagem muito linda, de paz, esperança, de reencontro das famílias aqui em Gramado. Temos a rua das renas, em que nós temos muitas renas pintadas pelos artistas locais. Temos o concurso literário, que foi feito pelo Brasil inteiro. As composições premiadas estão na rua coberta. Temos a casa do Papai Noel, a Vila de Natal com artesanato local, apresentações e decoração espalhada pela cidade toda.
Perfil
Rosa Helena Volk é jornalista. Trabalhou em redes de televisão de Porto Alegre por 15 anos. Participou do Jornal do Hipismo e foi diretora de Marketing da Associação Brasileira de Dirigentes de Turismo. Foi também diretora de Comunicação da prefeitura de Gramado onde, nos últimos seis anos, é secretária de Turismo. Rosa Helena possui experiência em redação e apresentação de eventos em diversas áreas, além de, locução e apresentação de vídeos promocionais e de treinamento. A secretária tem fluência em inglês, espanhol e alemão.
* Com produção de Hanna Heid
Deixe seu comentário