O secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, representando o governador Flávio Dino, participou, nesta quarta-feira (13), de reunião com o embaixador da Malásia no Brasil, Datuk Lim Juay Jin.
Na pauta, as oportunidades de negócios entre o Maranhão e o país asiático, assim como possibilidades de parcerias e investimentos. Em sua fala, o secretário destacou o interesse do Governo em intensificar as parcerias do Maranhão com o exterior e apresentou ao embaixador potenciais investimentos para impulsionar o turismo e a economia do estado.
“Temos um potencial produtivo gigante no Maranhão, espalhado por diversas cadeias. E a cada nova reunião com representantes internacionais, temos esta possibilidade de nos desenvolvermos cada vez mais, atraindo ainda mais investimentos e fortalecendo nossa referência em produção”, analisou.
Durante a reunião, Datuk Lim Juay Jin agradeceu a possibilidade de poder conhecer melhor o Maranhão. “Este é o momento de conhecer as potencialidades do Brasil e ficamos muito felizes com o que conhecemos aqui do Maranhão. Minha passagem é para aproximar nossas relações e que seja boas para os dois países”, disse o diplomata.
ASEAN
A reunião com o Embaixador Datuk Lim Juay Jin é reflexo das tratativas iniciadas com a visita feita ao Governo do Maranhão, em setembro deste ano, pelos embaixadores dos países do Sudeste Asiático, que integram a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) – formada pela Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Vietnã e Mianmar.
A ASEAN visa estabelecer zona de livre comércio e realizar parcerias para uma única política externa comercial. Durante a visita, os embaixadores participaram de uma reunião com empresários maranhenses, realizada no Palácio dos Leões, que objetivou apresentar produtos da indústria maranhense e oportunidades de negócios com ênfase em alimentos, bem como as potencialidades estratégicas do Maranhão.
Na semana passada, o secretário Simplício Araújo reuniu-se com o embaixador da Indonésia no Brasil, Edi Yusup, e destacou o potencial produtivo do Maranhão em diversas cadeias e apontou a possibilidade de trocas comerciais entre os dois países. Na oportunidade, ele tratou da visita de uma comitiva de empresários maranhenses até a Malásia.
* Com informação de Governo do Maranhão