O governado de São Paulo sob Tarcísio de Freitas remodelou a antiga Secretaria de Relações Internacionais do Governo, dando a ela um novo nome e função. A Secretaria de Negócios Internacionais está focada na inserção internacional de São Paulo, levantando prioridades, identificando lacunas e atraindo investimentos.
O novo secretário, Lucas Ferraz, disse em entrevista ao InfoMoney que o foco de seu trabalho será a promoção das exportações e a busca por uma reindustrialização moderna e sustentável.
A partir de 2023, São Paulo deu início a uma nova direção na relação com outros países. Será feita a fazer diplomacia direta, que não passa necessariamente pelo Itamaraty. A ação, da chamada “paradiplomacia” é primordialmente focada em atrair investimentos e promover exportações. O ex-ministro da Economia Paulo Guedes também fará parte do programa, que busca atrair investimentos que ultrapassam os R$ 100 bilhões nos próximos anos, principalmente na área de infraestrutura.
“O que estamos querendo é transformar essa Secretaria numa alavanca a mais de investimentos. Aumentando o nível de inserção internacional do nosso Estado. Mais inserção internacional, mais produtividade, mais investimento, mais geração de emprego e renda”, explica Lucas Ferraz.
Para marcar a mudança de diretriz, São Paulo realiza um evento com investidores e empresas alemãs, chamado “Novo Contexto Global, Reconfiguração da Cadeia, Ancoragem Amigável e Ancoragem Próxima. Como São Paulo pode aproveitar esse momento com investimentos da Alemanha”, no dia 15 de março.
Deixe seu comentário