Getting your Trinity Audio player ready...
|
Aconteceu na terça-feira (22), a entrega da Medalha Mérito Anhanguera, condecoração do Governo de Goiás, à embaixadora da República Dominicana, Patricia Villegas de Jorge. A solenidade aconteceu na Embaixada do país, em Brasília.
A embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patricia Villegas de Jorge, em seu discurso agradeceu ao governador goiano, Ronaldo Caiado, onde destacou que “a elevada distinção que hoje me impõe tornou-se uma tradição do Estado, há quase meio ano. Reconhecer o trabalho de grandes homens e mulheres, corporações militares nacionais e estrangeiras que com o seu trabalho ao serviço fazem a diferença. Que transcende fronteiras e tem um impacto positivo. Como dominicana carrego sempre como orgulho, nossos valores, identidade e cordialidade”.
“Somos um povo trabalhador, feliz, com determinação e para continuar construindo um estado próspero. Como Embaixadora da República Dominicana, tenho a responsabilidade de incorporar o melhor do nosso país para criar e ampliar pontes de cooperação e intercâmbio na espera multidisciplinar, que contribuam para a concretização dos objetivos traçados a curto, médio e longo prazo num ambiente de plena confiança”, continuou Villegas.
A diplomata dominicana também aproveitou a ocasião para reforçar os laços de amizade e colaboração que a República Dominicana vem, ao longo dos anos, mantendo com o estado de Goiás, destacando “os recursos naturais abundantes, o amor pela agricultura, o agronegócio e seu desenvolvimento decisivo, acompanhado por um crescimento econômico acelerado”.
Villegas destacou que o governo goiano é pioneiro na área da sustentabilidade agrícola, desde insumos químicos convencionais até insumos biológicos, que são mais ecologicamente corretos e oferecem melhor relação custo-benefício ao produto.
“O governo do presidente dominicano Luis Abinader Corona tem um firme compromisso com a conservação, recursos naturais e sustentabilidade”, acrescentou.Continuou reafirmando seu compromisso em absorver os ensinamentos de cunho agrícola para praticar na República Dominicana.
Além disso, foi reforçado pela embaixadora Villegas outros campos que podem vir a fortalecer os laços diplomáticos entre o Brasil e a República Dominicana como turismo, novos investimentos e intercâmbios”. Recentemente, os Ministérios do Turismo e da Educação dominicanos assinaram um acordo interinstitucional para levar o turismo às escolas do país e fortalecer as instituições académicas de nível pré-universitário.
Giordano Cavalcante de Souza, Chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais do Goiás, disse na solenidade que “são inúmeros os motivos que fizeram com que a embaixadora Villegas fosse agraciada com a conderação”.
Prosseguiu elogiando a diplomata dominicana pelo trabalho executado com maestria juntamente de sua equipe, assim como a atenção especial que a mesma tem para com todo o trabalho de uma forma em geral.
O Chefe de Gabinete falou também sobre a proximidade das nações da América Latine e Caribe com o Governo do Estado de Goiás e sobre o interesse do estado em trocar conhecimentos com esses países amigos em âmbitos diversos, como o turismo, por exemplo.
A Ordem do Mérito Anganguera
Dividida nos graus Grão-Cruz, Grande Oficial e Comendador, a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo Decreto nº 479 de 1975, com a finalidade de agraciar pessoas físicas e corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes que, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, recomendem o reconhecimento do Estado de Goiás.