Getting your Trinity Audio player ready...
|
o Governo concedeu a terceira Cruz de Sete Braços concedida pelo Executivo – a mais alta distinção do Principado de Andorra – a Marc Forné Molné, Chefe de Governo do Principado entre 1994 e 2005. A cerimônia foi realizada no auditório da Universidade de Andorra, com a presença de autoridades de destaque do país, incluindo o Chefe de Governo, Xavier Espot, e a Ministra das Relações Exteriores, Imma Tor.
Em seu discurso, Espot destacou “a marca fundamental que Marc Forné deixou na compreensão da Andorra de hoje” e a paixão pela política de alguém que “leu e entendeu muito bem o contexto do momento, o da Europa no início dos anos noventa”, que vivia mudanças substanciais, desde a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha até o colapso da União Soviética, bem como o desenvolvimento e a consolidação da dimensão política do projeto de integração europeia. O programa político de Marc Forné, disse Espot, seguiu o caminho iniciado por seus antecessores na necessidade de aprofundar a nova posição e relação de Andorra com a União Europeia, para que o país não acabasse se transformando em “exclusão europeia”.
Defensor da exploração e aproveitamento máximo das possibilidades da tributação indireta, ele começou a implementar os primeiros impostos em sua primeira legislatura completa. Além disso, Andorra, durante o governo Forné, aderiu a importantes organizações internacionais, como a UNESCO, o Conselho da Europa, a OSCE, a UIT e a OMT; e consolidou sua projeção internacional ao se tornar parte da Cúpula Ibero-Americana e da Organização Internacional da Francofonia.
Xavier Espot elogiou Marc Forné pelo desenvolvimento de infraestruturas rodoviárias e de transporte adequadas e dimensionadas para uma Andorra que vivia um forte crescimento demográfico e já recebia mais de oito milhões de turistas. Foram destacados o desdobramento de estradas, a construção de túneis para ligar pontos estratégicos, como o túnel de Envalira, o túnel da ponte Pla e o projeto Dos Valires, ou a implementação de planos de saneamento de águas, coletores, estações de tratamento ou de eliminação de resíduos. O Chefe de Governo não desconsiderou o projeto de metrô aéreo que Forné queria desenvolver para encontrar alternativas ao veículo particular, um debate que ainda hoje está muito vivo.
Coincidindo com o início de seu tempo no Governo, uma estação de televisão pública com transmissões regulares foi lançada pela primeira vez. Sobre esse ponto, Espot destacou que Marc Forné se conectou com as pessoas por meio de suas habilidades de mídia.
Marc Forné dirigiu sentidas palavras de agradecimento na presença de um grande número de autoridades, familiares, amigos e representantes da sociedade civil na cerimônia de premiação da Creu dels Set Braços realizada na Universidade de Andorra, que, durante seu mandato como Chefe de Governo, reuniu em um único centro as escolas que ofereciam ensino superior e que ele inaugurou em 20 de fevereiro de 2004. Isso também foi destacado durante seu discurso pela reitora da instituição, Juli Minoves, que foi Ministra das Relações Exteriores durante o último mandato de Forné (2001-2005).
A cerimônia foi animada musicalmente pelo filho do homenageado, o barítono Guillem Forné, e pela soprano lírica Jonaina Salvador, que encerrou o evento com a execução do Hino de Andorra.
Fonte: Governo de Andorra.