Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os pratos tunisianos são saborosos e, para alguns, surpreendentemente picantes. O sabor e os ingredientes diferem bastante dos países vizinhos do norte da África.
A Tunísia é uma verdadeira joia culinária, cuja herança cultural definitivamente desempenhou um papel na culinária de influências árabes, berberes e mediterrâneas.
Abaixo, listamos oito pratos típicos da nação africana:
Mechouia: Salada tunisiana feita com cebolas grelhadas e picadas grosseiramente, pimentões, tomates e alho, regados com azeite de oliva e temperados com cominho, sal e pimenta-do-reino.
Houria: Prato de salada feito com cenouras, harissa, alho, vinagre, azeite de oliva, sementes de cominho e sal. As cenouras devem ser fervidas e depois levemente amassadas em um purê. O purê é então combinado com todos os outros ingredientes.
Brik: Prato popular que incorpora massa folhada recheada com uma variedade de ingredientes saborosos. É geralmente feito com camadas de massa laminada, para obter uma textura crocante e em camadas.
Lablabi: Também conhecida como Sopa ou Ensopado de Grão-de-bico da Tunísia, é uma refeição farta do norte da África com grão-de-bico, pão rústico e temperos quentes.
Assidat zgougou: Sobremesa tradicional feita com uma combinação de sementes de pinheiro de Aleppo, açúcar, farinha, amido, água e água de rosas. O creme é feito com açúcar, leite, amido, baunilha, gemas de ovo e água de rosas.
Mesfouf: Prato cujo ingrediente principal é uma versão de cuscuz feita com semolina finamente moída e manteiga. Pode ser feito em versões doces ou salgadas, dependendo dos ingredientes adicionais.
Bambalouni: Donuts da Tunísia, consistem em grande anel de massa, mergulhado em óleo, enrolado e coberto com açúcar.
Cuscuz tunisiano: Prato tradicional clássico que é reconfortante e saboroso. O cuscuz é cozido no vapor e servido com carne, vegetais e grão-de-bico.