Getting your Trinity Audio player ready...
|
São Tomé e Príncipe é uma nação insular africana que ostenta uma rica tapeçaria de sabores e tradições culinárias.
Situadas na costa ocidental da África Central, essas ilhas oferecem uma variedade de pratos de dar água na boca que refletem uma mistura de influências africanas, portuguesas e crioulas.
Confira seis entre os mais populares pratos tradicionais de São Tomé e Príncipe:
Broa: Pão muito consumido, é feito de farinha de milho misturada com um pouco de fermento em vez de fermento em pó. É adicionado a ensopados, em outros países como uma iguaria, e pode ser comido sozinho.
Calulu: A alavra calulu se refere às folhas e caules de certas plantas, que podem ser comidas cruas ou em sopas. Consiste em uma sopa espessa e altamente carregada feita de várias folhas verdes.
Fruta-Pão: Bastante consumido, este fruto versátil e de alto valor nutricional, pode ser consumido cru ou em receitas cozidas, assadas, fritas, entre outras formas.
Bobofrito: Prato simples mas muito apreciado no país, simboliza a ligação das ilhas ao mar. Neste prato, o peixe é marinado numa mistura de sumo de limão, alho e pimenta malagueta antes de ser frito na perfeição.
Café santomense: O solo vulcânico e o clima tropical produzem grãos de café com um perfil distinto — suave com uma leve acidez e uma gama sofisticada de sabores que podem incluir notas de chocolate, especiarias e nozes.
Cachupa: Este é um cozido caseiro, um ensopado em que se misturam carne, feijão, legumes e dois tipos de milho, um deles de grãos bem grandes. Os ingredientes variam de acordo com cada região.