Getting your Trinity Audio player ready...
|
A culinária centro-africana oferece uma jornada culinária diversificada por meio de pratos tradicionais ricos em sabores e influências culturais.
A cena gastronômica também incorpora uma mistura de temperos e especiarias aromáticas, resultando em pratos robustos e saborosos que são um verdadeiro reflexo da vibrante cultura da região.
Egusi: Prato tradicional feito com sementes de melão moídas, óleo de palma, vegetais folhosos, além de temperos e carnes. Na República Centro-Africana, é conhecido como mbíka e costuma ser consumido com fufu, arroz ou outros alimentos ricos em amido.
Peixe: O peixe de água doce é um dos alimentos básicos da culinária local, podendo ser consumido de diferentes formas.
Kanda: Prato preparado usando carne moída moldada em almôndegas e temperada. Elas são então cozidas em um molho de manteiga de amendoim que é engrossado usando quiabo.
Arroz doce: Este prato doce simples nclui leite de coco, raspas de limão, açúcar e canela.
Inhame: Amplamente cultivados e consumidos por toda a África. Eles podem ser consumidos cozidos, fritos, assados ou triturados. Algumas pessoas simplesmente servem inhames cozidos, enquanto outras os acompanham com sopa de egusi.
Masala: Uma combinação de curry cremoso de vegetais preparado com leite de coco grosso e fino e especiarias secas. Geralmente é servido com parotta malabar escamosa ou appam.
Banana frita: Sendo a banana um dos alimentos básicos do país, ela é comumentemente consumida cortadas e fritas.
Fufu: prato tradicional da culinária africana, uma massa espessa e pegajosa que pode ser feita com mandioca, milho, inhame ou arroz.