Getting your Trinity Audio player ready...
|
A culinária iraquiana é uma das mais antigas do mundo. Algumas tábuas encontradas em antigos monumentos iraquianos que datam dos babilônios mostram receitas para preparar comida em templos durante feriados religiosos.
A gastronomia local é inspirada principalmente na culinária persa e turca , já que o Império Otomano teve uma grande influência sobre a região. Abaixo, alguns pratos típicos da nação árabe:
Kebab: Tipo de espetinho com pedaços de carne, por vezes entremeados com vegetais, que vai a assar ou a grelhar no forno, ou na brasa. Opções vegetarianas também estão disponíveis nas barracas de rua.
Dolma: Vegetais recheados cozidos em um molho à base de tomate até que a maior parte do molho tenha fervido.O recheio é feito com uma mistura de gordura de cordeiro moída e carne, com arroz, melaço de romã e os restos dos vegetais descascados.
Kubba: Também conhecido como quibe, o kubba embala carne picada, temperos e arroz em pequenos formatos ovais e é servido cru, frito ou grelhado na perfeição.
Biryani: O autêntico Biryani árabe vem acompanhado de arroz amarelo perfumado, frango temperado, ervilhas, batatas, passas doces e amêndoas crocantes.
Maqluba: Prato bastante autêntico, leva arroz, vegetais (geralmente cenoura, batata, tomate, couve-flor, cebola), ervas e especiarias (geralmente açafrão e sumagre) e carne como frango ou cordeiro, embora o prato possa ser feito sem carne.
Qtayeff: Doce tradicional servido durante o Ramadan nos países árabes, que consiste em pasteis recheados com um doce de nozes e coco ou queijo branco.
Esfiha: Prato que consiste em pão achatado cozido com cobertura de carne picada, geralmente cordeiro aromatizado com salsa, cebola, tomate, pinhões e especiarias.
Bamiyeh: Doce levantino popular nos Balcãs, é feito com massa de farinha de trigo não levedada, transformada em bolinhos fritos e ensopados em xarope.