Getting your Trinity Audio player ready...
|
Embora Gana seja um país relativamente pequeno na África Ocidental, é famoso por uma culinária profundamente enraizada em sua cultura e história.
A gastronomia ganense é muito influenciada pelas possessões naturais e arredores de Gana e pelo clima local do país.
São pratos típicos da nação:
Banku: Mistura solidificada de massa de milho fermentada e massa de mandioca que é combinada e mexida em água fervente. É servido com uma variedade de sopas, ensopados e molhos, que vão de manteiga de amendoim a sopa de nozes de palma socadas.
Kelewele: Acompanhamento que consiste em bananas fritas temperadas com uma variedade de temperos e servidas junto com um ensopado ou mesmo sozinhas. É muito popular devido aos seus sabores perfumados e versatilidade.
Waakye: Prato de arroz e feijão fervidos junto com folhas de waakye e um pouco de sal até ficarem macios. As folhas podem ser de milheto, sorgo ou flores de hibisco vermelho, que é chamado de sobolo em Gana. Conforme as folhas cozinham, elas liberam um pigmento vermelho que colore o arroz e o feijão.
Kenkey: Prato parecido com um bolinho de massa feito com uma massa de milho que é fermentada ao longo de vários dias. É geralmente servido com peixe frito e molho de pimenta ou molho de pimenta preta picante.
Shito: Molho de pimenta preta picante ganês geralmente preparado usando óleo de peixe ou vegetal, gengibre, peixe seco, camarões, crustáceos, tomates, alho, pimentas e muitos temperos diferentes.
Kontomire: Ensopado saudável feito com peixe salgado, ovos cozidos, folhas de cocoyam, inhames, bananas-da-terra e abacate.
Tilápia: A tilápia grelhada é uma iguaria, frequentemente apreciada com banku — uma mistura de milho fermentado e massa de mandioca — e acompanhamentos picantes como pimenta Scotch Bonnet, tomates em cubos e cebolas.
Nkatenkwan: Um dos pratos mais famosos de Gana, esta sopa é enriquecida com cebola, tomate e pimentas Scotch Bonnet e frequentemente servida com acompanhamentos como omo tuo ou fufu.