Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Gabão é um dos oito países que compõem a África Central e apresenta uma fantástica diversidade cultural e étnica. Desta diversidade surge uma cozinha gabonesa única. Está repleto de um patrimônio culinário rico e variado.
A base da riqueza culinária do Gabão encontra-se em parte naquilo que a terra produz, em particular, banana-da-terra, mandioca e folhas de mandioca.
Gumbo: Caracterizado pela textura pegajosa, este prato leva quiabo, folhas de quiabo, pele de boi, peixe defumado, óleo vermelho e camarão seco. Depois de um bom cozimento, essa combinação de ingredientes é uma delícia.
Salada de pepino e tomate: Muitos países têm sua própria versão de salada de pepino e tomate, muitas vezes incluindo cebola e ervas também. A versão do Gabão é feita com pepino, tomate, cebola, salsa, suco de limão, cominho, azeite e um pouco de hortelã.
Frutos do mar: O Gabão é conhecido pelos seus abundantes recursos naturais e a riqueza das suas águas é igual à riqueza da sua terra. Ou seja, aqui os frutos do mar abundam e é só aproveitar.
Beignets: Também conhecidos como ‘bofrot’ ou ‘puff puff’ consistem numa massa frita e esponjosa, semelhante a um donut, também podem ser feitos mergulhando alguma fruta numa massa que depois será frita para lhe dar aquele toque especial. Feitos com banana madura e farinha de trigo. Tem um interior surpreendentemente leve e com uma crocancia proveniente da adição da farinha.
Nyembwe: Prato nacional do Gabão, é um ensopado de carne de frango, tomate, alho, cebola, pimenta, quiabo e nyembwe, ou manteiga de palma. Embora o frango nyembwe seja a variedade mais popular de vários pratos nyembwe no Gabão, outras carnes também podem ser usadas, incluindo peixe, carne bovina, carneiro, veado e até mesmo crocodilo ou outra carne de caça.