Getting your Trinity Audio player ready...
|
A gastronomia do Equador está enraizada nas tradições indígenas e nas influências coloniais espanholas. Hoje em dia, o Equador está repleto de carnes exóticas em abundância – sem falar de frutas, peixes e frutos do mar.
Confira abaixo, alguns dos principais pratos típicos da nação sul-americana:
Ceviche: No ceviche equatoriano, são os sucos cítricos marinados que definem seu estilo único. Composto por camarão cru ou outros frutos do mar das abundantes águas costeiras do Equador, o suco cítrico permite manter o máximo de sabor.
Cuy asado: Ocuy (porquinho-da-índia) é consumido nos Andes há mais de 5.000 anos. No Equador, esse animal também é uma parte vital da culinária local, sendo que, na maior parte das vezes, deve-se preparar assado e acompanhado por batatas.
Llapingachos: Bastante consumidos e adorados no Equador, os llapigachos são bolinhos de batata simples, mas muito saborosos, recheados com cebola, queijo e ervas.
Locro de papa: Os ingredientes usados para fazer o locro de papa,, incluem batatas locais, cebola, alho, queijo fresco (queso fresco), leite e especiarias. Antes de adicionar o queijo, que derrete na sopa farta, os ingredientes são fervidos e cozidos juntos.
Humita: Semelhante aos tamales, é feita com milho doce, cebola e temperos misturados com creme e embrulhados na casca do milho para serem fervidos ou cozidos no vapor. O prato final é uma pasta deliciosamente espessa e cremosa, que se espalha nas torradas no café da manhã.
Colada morada: Um delicoso smoothie roxo, é normalmente bebido no Dia dos Mortos, quando as pessoas acreditam que o suco vermelho/roxo sangue simboliza a vida de pessoas que deixaram o mundo dos vivos.
Empanadas: As empanadas são um lanche ou uma forma de culinária de rua muito apreciada e deliciosa no Equador. Muitas vezes traduzidas como pastéis recheados ou tortas artesanais, as empanadas são pães recheados ou pastéis assados ou fritos.
Morocho: Sobremesa tradicional equatoriana que os moradores locais consideram uma bebida de pudim, é feits de morocho – um milho branco equatoriano local, seco e quebrado.