Getting your Trinity Audio player ready...
|
As tradições culinárias são o resultado de uma mistura de influências indígenas e espanholas.
A comida salvadorenha pode ser tão familiar quanto canja de galinha ou tão exótica quanto flores de palmeira fritas. Confira alguns pratos típicos da nação da América Central:
Pupusas: Massa simples de farinha de milho ou arroz, é recheada com uma seleção de recheios e achatada em um disco. A pupusa é então frita em uma chapa até ficar crocante por fora e macia e pegajosa por dentro.
Tamales: Massa de masa, ou farinha de milho, recheada com carne, geralmente frango ou porco. A mistura inteira é enrolada em uma folha de bananeira e cozida no vapor.
Yuca con Chicharron: Yuca, um vegetal de raiz rico em amido, e chicharron, barriga de porco frita com pedaços saborosos de pele crocante. A yuca pode ser cozida ou frita.
Elote loco: Espiga de milho cozida ou grelhada é coberta com maionese, polvilhada com queijo salgado e regada com ketchup, mostarda, molho picante e molho inglês.
Loroco: Videira com flores comestíveis que têm um sabor muito potente e distinto, bastante consumida pelos nativos de El Salvador.
Conejo: Em El Salvador, o conejo é mais frequentemente encontrado assado ou grelhado, o sabor é semelhante à carne de coxa e perna de aves, mas com uma textura mais delicada e um sabor mais profundo.
Empanadas de Leche: Essas empanadas doces são uma especialidade da Guatemala e são especialmente populares durante a Semana Santa, que antecede a Páscoa.