Uma odisseia gastronômica, apesar de seu tamanho, o Chipre, país do mediterrâneo, exibe pratos culinários diversos, influenciados por sua história tumultuada na encruzilhada de três continentes.
A culinária local apresenta muitos elementos da dieta mediterrânea, mas também é influenciada por ingredientes e tradições culinárias gregas, turcas, árabes, africanas e europeias.
São pratos típicos do Chipre:
Halloumi: Marca registrada da tradição culinária da ilha, é um queijo versátil e grelhado bastante apreciado pelos moradores e turistas que visitam o país.
Loukoumades: Semelhantes a donuts, a massa é moldada em pequenas bolas e frita. São servidos quentes após uma refeição, banhados em mel e, às vezes, em cima de sorvete.
Souvlaki: Pedaços grelhados de frango, cabra, cordeiro ou porco, recheados em pão pita ou servidos no palito com salada e molho.
Koupes: Comida de rua servida como lanche ou aperitivo, sua crosta é feita de trigo bulgur, farinha, óleo, sal , especiarias e cebola e recheada com carne moída, muitas cebolas, salsa e especiarias.
Tiropita: Massa filo amanteigada recheada com camadas de ricota, queijo feta e queijo pecorino.
Moussaka: Caçarola de vegetais e carne assada. Consiste em carne de porco, carne bovina ou cordeiro moída ou até mesmo uma combinação destes.
Sheftalia: Suculenta salsicha cipriota que é uma comida imperdível no Chipre, consistem em carne de porco e/ou cordeiro picada misturada com sal, pimenta, salsa, cebola e alho picados, especiarias e ervas a gosto.
Soutzoukos: Doce bastante tradicional, é feito mergulhando repetidamente uma fileira de amêndoas ou nozes amolecidas em suco de uva fervido. As cordas são então penduradas para secar por vários dias.