Getting your Trinity Audio player ready...
|
As tradições culinárias indígenas de Angola ainda constituem a espinha dorsal da cozinha nacional. As pessoas transformaram vários ingredientes em especialidades deliciosas e culturalmente significativas.
Embora Angola seja frequentemente categorizada como um país da África Austral, a sua cozinha tem mais em comum com a cozinha da África Central. São alguns dos pratos típicos do país:
Muamba de galinha: Prato feito com frango, molho de azeite de dendê vermelho, alho, quiabo e gindungo – uma variedade de pimenta malagueta angolana.
Calulu: Guisado saboroso e picante, é feito cozinhando peixe ou carne seca, peixe fresco, tomate, quiabo, cebola, óleo de palma e vários vegetais folhosos, como espinafre ou folhas de batata-doce.
Catatos: Prato tradicional feito com lagartas fritas e alho. Muitas vezes é servido com arroz.
Cocada: Doce à base de coco, tradicional em, com variantes quanto a receita aplicada, como a utilização de gemas, leite, leite condensado, rapadura, amendoim, leite de coco e coco ralado queimado.
Cachupa: Ensopado de cozimento lento feito com milho, feijão, mandioca, repolho, batata doce e carne ou linguiça. A diversidade de ingredientes confere uma qualidade farta e nutritiva a este guisado.
Kissangua: Bebida tradicional do povo Ovimbundu do sul de Angola, é originalmente feita de milho a germinar designado em umbundu de osovo. Existe também a kissangua de abacaxi e de arroz.
Kizaca: Prato tradicional preparado com folhas de mandioca, finamente trituradas antes de serem cozidas com manteiga de amendoim, óleo de palma, alho, cebola e peixe ou carne (opcional) até formar uma pasta verde densa e saborosa.
Ginguba torrada: Um lanche querido em Angola, consiste em amendoins torrados com ou sem sal até ficarem dourados e depois descascando-os à mão ou com maquinaria.