Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ_ e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT) estiveram reunidos dia 12 de julho, em Lisboa, com o objetivo de retomar os planos de cooperação conjunta entre as instituições, que já possuem um histórico de parcerias. Entre as ações discutidas está o planejamento de um novo edital conjunto de pesquisa a ser lançado em breve, para comemorar os eventos de Bicentenário da Independência do Brasil, a partir de setembro.
A ideia, inicialmente, seria apoiar projetos de mobilidade em pesquisa, em todas as áreas de conhecimento, entre o Estado do Rio de Janeiro e Portugal, durante o ano de 2023. A FAPERJ já colaborou com a FCT anteriormente, através do Programa de Apoio à Cooperação Bilateral FAPERJ/FCT – 2019, destinado especificamente a apoiar projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento no âmbito da cooperação estabelecida no AIR Centre – Centro de Pesquisa Internacional do Atlântico.
A cooperação, desta vez, será mais ampla, e contará com temas prioritários escolhidos por ambas as fundações. “Sempre houve uma grande sinergia entre as comunidades científicas do Estado do Rio de Janeiro e Portugal, e apoio a projetos bilaterais envolvendo mobilidade, sobretudo em diferentes áreas de pesquisa, fortalece nossos laços com Portugal, principalmente num momento muito simbólico, do bicentenário da nossa indepêndencia”, disse o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, que esteve presente ao encontro.
A reunião contou com a participação da nova presidente da FCT, a professora Madalena Alves, que assumiu o cargo no início deste mês, além do time de cooperação internacional da FCT, com a presença de Ana Quartin, Diretora do Departamento das Relações Internacionais da FCT; Amélia Maria Polónia da Silva, vogal da FCT; e Tiago Saborida, Chefe da Divisão de Cooperação Internacional, do Departamento das Relações Internacionais da FCT. O presidente da FAPERJ encontra-se em missão em Portugal, onde tem visitado instituições de pesquisa lusitanas, visando o estabelecimento de novas parcerias de cooperação bilateral científica entre os pesquisadores portugueses e fluminenses.
* Com informações d
Deixe seu comentário