Um fórum do BRICS que foca na cooperação inovadora e na estabilização conjunta das cadeias industriais globais em meio à pandemia da COVID-19 foi realizado nesta terça-feira em Xiamen, cidade portuária da Província de Fujian, no leste da China.
BRICS é a sigla para o bloco de mercados emergentes que agrupa Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Enviados diplomáticos de países em desenvolvimento, incluindo os do BRICS, representantes de organizações internacionais e de governos, empresas, instituições de pesquisa e organizações industriais relevantes participaram do Fórum do BRICS sobre a Parceria na Nova Revolução Industrial de forma online ou offline.
O vice-ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Alexei Gruzdev, disse por videoconferência que o BRICS deu um excelente exemplo de cooperação internacional enquanto enfrenta os enormes desafios trazidos pela pandemia da COVID-19. Ele acrescentou que os países do BRICS devem trabalhar juntos na otimização de tecnologia, produção, logística e gestão, e alcançar o desenvolvimento sustentável com o aproveitamento da digitalização.
Xiao Yaqing, ministro da Indústria e Informatização da China, disse que os países do BRICS devem promover a cooperação na nova revolução industrial no desenvolvimento de projetos, coordenação de políticas e treinamento de talentos para facilitar o progresso tecnológico, a transformação industrial e o desenvolvimento econômico.
A cerimônia de abertura do Centro de Inovação da Parceria do BRICS na Nova Revolução Industrial também foi realizada no fórum.