A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) receberá nesta semana uma delegação com representantes de 20 países africanos para apresentar as potencialidades do estado do Rio.
Neste encontro serão apresentados os principais produtos exportados para a África, como o óleo combustível, pneumáticos, chassi com motor para veículos de transporte de pessoas. Já os produtos que são importados da África pelas empresas fluminenses tempos: gás natural liquefeito, sardinhas e outros hidrocarbonetos.
Nesta segunda-feira (11), embaixadores assistirão na sede da Firjan palestras sobre o cenário econômico do Estado e verão ainda um panorama do mercado de petróleo, gás e naval. Além disso, eles acompanharão as inovações promovidas pelo SENAI e SESI.
Mercado entre RJ e África
Empresas fluminenses mantêm um boa relação comercial com países da África. Em 2021, foram US$ 233 milhões movimentados em negócios, um valor 11% menor do que o atingido no ano anterior.
A expectativa é que o comércio entre o RJ e as empresas africanas volte a crescer, para se ter uma ideia, entre 2019 e 2020 o crescimento foi de 18%, atingindo a soma de R$ 262 milhões.
*Com informações de FIRJAN
Deixe seu comentário