Getting your Trinity Audio player ready...
|
A luta pelo poder no Sudão, que começou na Primavera de 2023, levou a um rápido aumento das necessidades humanitárias, tanto no Sudão como nas zonas vizinhas. Segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o conflito no Sudão forçou 6,6 milhões de pessoas, 2,6 milhões das quais crianças, a abandonar as suas casas. O ACNUR fornece apoio, como alojamento de emergência e itens de ajuda emergencial, aos refugiados. A Finlândia apoia o trabalho do ACNUR no Sudão com 10,4 milhões de euros.
Na Ucrânia, quase 15 milhões de pessoas, cerca de 40% da população, necessitam de ajuda humanitária. O Fundo Humanitário da Ucrânia, um fundo conjunto da ONU gerido pelo OCHA, é um fundo humanitário rápido, flexível e estratégico que apoia o trabalho humanitário de organizações humanitárias nacionais e locais em particular. A recente decisão de financiamento adicional de três milhões de euros para o Fundo Humanitário da Ucrânia aumentará o financiamento da Finlândia para o fundo em 2023 para um total de oito milhões de euros.
O Sahel não só tem uma das crises de refugiados que mais cresce no mundo, mas também uma das crises humanitárias mais esquecidas, que se estende a uma vasta área geográfica. No Burkina Faso, 4,65 milhões de pessoas necessitam de ajuda humanitária, 2,5 milhões das quais são crianças. A insegurança forçou mais de dois milhões de pessoas a se tornarem deslocadas internamente. A Finlândia apoia o funcionamento do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) com 2,5 milhões de euros. O CICV, juntamente com a Cruz Vermelha de Burkina Faso (BRCS), apoia os setores de proteção, saúde, negócios, água, saneamento e higiene. A Cruz Vermelha Finlandesa apoiará a operação no Burkina Faso, fornecendo assistência financeira e material e participando na monitorização e coordenação.
Como resultado da guerra na Síria, o Líbano tem aproximadamente 1,5 milhões de refugiados sírios, para os quais a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) fornece abrigo e artigos de ajuda de emergência. O ACNUR também fornece assistência técnica aos municípios libaneses à medida que o número de refugiados aumenta. A Finlândia apoia o trabalho do ACNUR no Líbano com 1,4 milhões de euros.
Este ano, a Finlândia também apoiou o trabalho humanitário das organizações da sociedade civil finlandesas com aproximadamente 13 milhões de euros em oito países. O financiamento foi concedido este ano à Fida International, à Plan International Finland, à Save the Children Finland, ao Conselho Finlandês para os Refugiados, à Cruz Vermelha Finlandesa, à World Vision Finland e à Finn Church Aid. Assinaram um acordo-quadro de parceria com a Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária Europeia (ECHO) da Comissão Europeia, o que é uma condição para serem elegíveis para financiamento. As actividades das organizações da sociedade civil foram financiadas em crises na Ucrânia, Etiópia, Somália, Moçambique, Iémen, República Democrática do Congo, Mianmar e Síria.
*Traduzido do Ministério das Relações Exteriores da Finlândia.