Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) promoveu, na Casa da Indústria, o Road Show Halal do Brasil. No evento, realizado em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e ApexBrasil, foram apresentadas as oportunidades do mercado global Halal. O encontro contou com participação do vice-presidente da Fieg Emílio Bittar; do secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga Filho; da representante da Apex Brasil, Cíntia Faleiro; e dos gerentes da CCAB Fernanda Dantas e Marcos Vinícius.
Na oportunidade, foram abordados aspectos mercadológicos, produtivos e de certificação Halal. O mercado de alimentos Halal movimenta US$ 1,4 trilhões, com expectativa de crescimento anual de 6,1%. Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que a população mulçumana deve atingir a marca de 3 bilhões de pessoas até 2050. Atualmente, o Brasil exporta produtos Halal para 51 países islâmicos, sendo o 2º maior fornecedor do mundo, atrás apenas da Índia.
No Road Show, foram apresentados ainda a diversificação de setores impactados pelo mercado Halal. Além de alimentos, outros segmentos com produtos certificados estão em franca expansão, como o de Moda, Cosméticos e Fármacos. A Ásia é o principal importador, com 43% das importações, seguida dos países árabes (16,4%) e da União Europeia (14,6%). Hoje, estima-se em 40 milhões a população islâmica que vive na Europa.
A programação do Road Show Halal do Brasil incluiu também visitas técnicas em indústrias goianas. Os representantes da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e ApexBrasil estiveram também nas indústrias Imperador Alimentos, em Aparecida de Goiânia, e Rancheiro, em Anápolis. A agenda incluiu ainda a visita ao Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Alimentos e Bebidas, em Goiânia.
Fonte: FIEG.