Getting your Trinity Audio player ready...
|
O diretor da FGV DAPP, Marco Ruediger, e o coordenador Amaro Grassi estiveram em Berlim na semana passada a convite da Embaixada da Alemanha no Brasil para apresentar resultados do projeto Democracia Digital, apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores alemão. Na sessão foram discutidos os desafios e oportunidades para as relações Brasil-Alemanha nesse campo.
Os encontros aconteceram dia 22 de junho no Ministério das Relações Exteriores e dia 23 de junho junto à comissão Brasil-Alemanha no Parlamento. Este último contou com a presença do Embaixador Heiko Thoms, e foi presidido por Thomas Siberhorn, porta-voz da CDU/CSU no Bundestag para as relações transatlânticas.
Ruediger deu destaque para a atual conjuntura política e econômica brasileira, marcada também por uma disputa eleitoral polarizada e tensa. Também chamou a atenção para o impacto deste cenário no ambiente digital e riscos da desinformação para os sistemas democráticos.
Sobre o Democracia Digital
O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV DAPP) com o apoio da Embaixada da Alemanha no Brasil que existe desde 2020. O projeto utiliza-se da experiência em pesquisa aplicada de redes sociais e da expertise de análise de políticas públicas da FGV DAPP, construída ao longo da última década, para desenvolver estratégias de enfrentamento e compreensão sobre os novos e iminentes desafios da democracia brasileira. Hoje é representada por um cenário consolidado de extremismo digital e de suas consequências para a sociedade. Seu foco está no fortalecimento dos valores democráticos e no desenvolvimento de mecanismos e conhecimentos necessários para promover um debate público digital consistente e profícuo.
*Com informações FGV